Foi lançado hoje, no Parque Florestal, o concurso “Contando a história da Terra que amo. Sinop 28 Anos”, promovido pela prefeitura. São esperados mais de 30 mil alunos, de aproximadamente 40 escolas, em oito categorias, sendo: desenho, frases, cartazes, quadrinhos, arte em sucata, maquetes, poesias e redação.
Os participantes serão divididos em seis modalidades: educação infantil, 1º, 2º ano e 2ª série, 3ª e 4ª séries, 5ª a 8ª, ensino médio, alunos com necessidades educacionais especiais e alunos que participam de Projetos Educacionais.
“Queremos resgatar a história da nossa cidade através da imaginação das crianças. Nosso desejo é que elas descubram através da pesquisa o que Sinop foi, é, e pode ser” explicou a secretária de Educação, Rosa Oliva.
Os alunos acompanharam empolgados e atentos ao lançamento do concurso. Guilherme Secco, de oito anos, afirmou que gostaria de fazer um desenho de como a cidade era e como é hoje. “Já vi muitas fotos de Sinop de quando as primeiras pessoas chegaram hoje, ela está bem melhor, mais bonita e com mais pessoas. Eu sei que foram os meus avós e meus pais que ajudaram ela a ficar assim”, disse o aluno, da Escola Sadao Watanabe (Jardim Primaveras)
Para auxiliar os alunos a desenvolverem os trabalhos, o coordenador de Cultura da Prefeitura e historiado, Luiz Erardi, fez um convite aos alunos para visitarem a Casa da Cultura. “A história de Sinop está lá e é contada através de fotos, objetos e tantos outros materiais que são uma fonte riquíssima de pesquisa” disse.
Os trabalhos deverão ser elaborados pelos próprios alunos em sala de aula e entregues na Secretaria de Educação, até o dia 10 de setembro. Os melhores trabalhos em cada modalidade serão expostos na Praça das Bandeiras, no dia 14, data em que serão encerradas as comemorações do aniversário de Sinop.