A Prefeitura de Sinop lançou o primeiro concurso escolar de decoração natalina, com objetivo de incentivar a decoração da área externa das escolas e creches, no período de férias. “Nesta época, as escolas ficam fazias, sem vida. E esse ano queremos realizar algo novo que orgulhe o aluno de mostrar para as outras pessoas, qual a sua escola”, explicou a secretária de Educação, Rosa Oliva de Almeida.
Todos os objetos utilizados na decoração terão como matéria prima materiais recicláveis, como garrafas, caixas de papelão, restos de madeira e outros. De acordo com a secretária, a intenção é incentivar também a preservação do meio ambiente e estimular a criatividade da comunidade escolar.
Sete jurados serão selecionados pela secretaria que avaliarão originalidade, criatividade, harmonia e estética do conjunto, utilização de material reciclável, cores e formas, impacto visual da decoração diurna e noturna, iluminação e complexidade na técnica de confecção. A avaliação será de 3 a 7 de dezembro.
Atualmente, a rede municipal tem 19 escolas e 11 creches totalizando mais de 15 mil alunos, que já iniciaram os trabalhos de decoração juntamente com os professores de artes.