quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Inscrições para segunda edição de prêmio literário estão abertas

PUBLICIDADE

Já estão abertas as inscrições para o 2º Prêmio Mato Grosso de Literatura. Escritores veteranos e novatos podem inscrever seus trabalhos até 03 de agosto. Esta edição irá premiar dez obras literárias no valor de R$ 30 mil, totalizando R$ 300 mil em investimentos. O edital está disponível no site da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

A iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da SEC, faz parte do Plano Estadual de Cultura que tem como objetivo fortalecer e descentralizar as políticas públicas, fomentar a cultura de forma ampla por meio da promoção e difusão de iniciativas e incentivar a produção artística e cultural no Estado.

Nesta segunda edição do Prêmio serão contempladas dez obras inéditas, escritas em língua portuguesa, nas seguintes categorias: duas obras em poesia, quatro obras em prosa, duas obras na categoria revelação e, como novidade, duas obras na categoria infantojuvenil.

A poesia compreende a expressão literária livre, construída por versos ou outra forma de organização das palavras que expressem uma ideia ou sentimento. Por prosa entende-se trabalhos de criação nos gêneros coletânea de contos, crônicas, romance, novela, livro infantil ou texto teatral que possam ser publicados na forma impressa de livro.

A categoria infantojuvenil é aquela cujas obras estão destinadas a este público específico, sejam elas ilustradas ou não. Já em revelação serão premiados autores estreantes que nunca tiveram livros publicados na forma impressa, nos gêneros citados acima.

Os autores devem residir em Mato Grosso há pelo menos dois anos. Cada autor poderá inscrever apenas uma obra em uma categoria. Serão aceitas somente obras inéditas, quenão tenham sido publicadas de forma impressa ou virtual, mas será permitida a inscrição de obras cuja parcela do conteúdo tenha sido publicada em blogs pessoais ou revistas eletrônicas, desde que não ultrapasse 25%  do total da obra. Não há idade mínima para participar deste edital, desde que respeitada a legislação vigente no caso de menor de 18 anos.

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio de envio de formulário eletrônico disponível no site http://www.mapas.mt.gov.br.

Ao acessar o site, o proponente deve entrar no link Agente (parte superior direita da tela) e se cadastrar, preenchendo dados pessoais e profissionais, incluindo portfólio e informações sobre sua trajetória e realizações.

Em seguida o proponente deve acessar o link Projetos (parte superior direita da tela), selecionar Edital do concurso Prêmio Mato Grosso de Literatura 2016 e efetuar a inscrição online.

Será gerado um número de protocolo no ato da onscrição, validado com o envio das informações. Para dúvidas e orientações detalhadas sobre o processo de inscrição há um tutorial descrevendo passo  a passo do processo. O proponente também pode enviar questionamentos pelo e-mail http://[email protected]

As obras literárias inscritas serão submetidas a duas comissões, a de Habilitação e a de Avaliação Técnica, esta última composta por profissionais de reconhecido mérito e competência no meio literário. Os projetos serão avaliados por, no mínimo, três pareceristas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE