Cultura

Guilherme Arantes e Orquestra Sinfônica da UFMT se apresentam esta noite em Sinop

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sob a regência do maestro Fabrício Carvalho, e o cantor Guilherme Arantes se apresentam, hoje, a partir das 20h, no estacionamento da Catedral Sagrado Coração de Jesus. O show faz parte da programação em comemoração do aniversário de dez anos do campus sinopense. A entrada é gratuita.

Arantes deve relembrar seus principais sucessos como “Cheia de charme”, “Um dia, um adeus”, “Êxtase”, “Deixa chover”, “Olhos vermelhos”, “Sob o efeito de um olhar”, “A cidade e a neblina”, “Coração paulista”, “Meu mundo e nada mais”, “Lindo balão azul”, Muito diferente”, entre outras canções que marcaram as décadas de 80 e 90.

Ainda pela programação, amanhã, durante o dia, haverá exposição dos projetos de pesquisa realizados pela universidade. No período da noite, terá uma solenidade em comemoração ao aniversário e homenagem aos professores e técnicos que iniciaram o trabalho na cidade.

Na sexta-feira (12) será promovido um jantar e baile com o cantor Vinícius Galvez, no Tatersal da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte). Os convites estão sendo vendidos a R$ 40.

A  proposta de implantação de um campus em Sinop ocorreu em 1981. Foi  doado um terreno de 60 hectares pelo colonizador Ênio Pipino. Em 1991, o Conselho Diretor da Universidade criou o núcleo Pedagógico Norte Mato-Grossense e, no ano de 1992, iniciou a instalação provisória da universidade. Nesta época eram oferecidos seis cursos.

Em 2005, o campus foi oficialmente reconhecido como uma extensão da universidade em Sinop. Hoje conta com 11 cursos – Agronomia, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola e Ambiental, Licenciatura em Ciências Naturais e Matemáticas com habilitação em Química, Física e Matemática – em que, anualmente, oferecem mais de 500 novas vagas para o ensino público gratuito.