sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Grupo mato-grossense apresentará espetáculo no Rio de Janeiro e França

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O coletivo mato-grossense Spectrolab apresentou, esta noite, no Auditório da Aliança Francesa Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, o espetáculo “Jantar”. O grupo foi selecionado para o Programa Cruzamentos, no Edital Bolsa Funarte e Aliança Francesa de Residências Artísticas em Artes Cênicas Brasil/França 2022.

A montagem de formas animadas fala sobre os impactos ambientais da mineração e do lixo eletrônico nas florestas brasileiras. O espetáculo já passou por Belo Horizonte (MG), Cuiabá e, em breve, seguirá para Grenoble, na França.

A montagem “Jantar” abre as ações da segunda edição do Programa Cruzamentos, cujos projetos serão realizados ao longo de 2023, dando continuidade ao Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Funarte e a Aliança Francesa.

Segundo o grupo, o objetivo do trabalho é promover o intercâmbio cultural entre os dois países e fortalecer a cena do teatro de formas animadas no Brasil, uma vez que a França é referência internacional nessa modalidade artística. “O teatro de formas animadas é uma linguagem artística que utiliza objetos, bonecos, marionetes e outros elementos animados para contar histórias e criar performances teatrais. Essa é uma das principais práticas artísticas conduzidas pelo Coletivo Spectrolab, fundado em 2016, em Cuiabá. Em 2022, foi criada o Collectif Artistique Spectrolab, versão francesa do coletivo, localizada na cidade de Reims”, explica a companhia.

O projeto nasceu a partir da coleta de materiais residuais, especialmente lixo eletrônico. Utilizando esses materiais, a dupla produziu bonecos e máscaras, explorando cenas que simbolizam aspectos culturais e ambientais da Amazônia Brasileira, como animais e personagens folclóricos. O enredo é uma releitura da figura folclórica Capelobo, uma lenda presente nas regiões amazônicas e na cosmologia de povos indígenas do norte do país. Nas histórias, essa figura vive nas florestas e é conhecida por ser uma combinação híbrida entre um ser humano e um tamanduá-bandeira.

O espetáculo, dirigido por Rakoo de Andrade e com dramaturgia de Caio Ribeiro, aborda questões ambientais relacionadas ao descarte de resíduos e seus impactos na vida da Amazônia e, também, do cerrado e pantanal, os três biomas presentes em Mato Grosso. Outros temas são o aumento da mineração nas florestas brasileiras e o uso excessivo de novas tecnologias de exploração do meio ambiente. Na história, uma família vive e trabalha sob a influência de uma fábrica instalada no interior do Brasil. Seus integrantes possuem cabeças de tamanduá-bandeira e sentem os mistérios de uma vila assombrada por momentos de terror.

A terceira e última etapa da residência brasileira acontecerá entre os dias 27 de junho e 4 de julho, na sede da Aliança Francesa Botafogo, no Rio de Janeiro. É na capital carioca que serão colados os elementos cênicos criados durante o período em Cuiabá, além de ser também a primeira mostra de resultados do projeto, direcionada principalmente a outros artistas de formas animadas e às instituições parceiras, patrocinadoras e apoiadoras do projeto. O objetivo é fortalecer a cena das formas animadas no Brasil pelo viés da produção artística realizada nas regiões mais centrais do país.

Já na França, os artistas brasileiros e franceses embarcam para Grenoble, entre os dias 2 e 30 de novembro, onde a atenção estará voltada aos ensaios, à adaptação final das marionetes, ajustes de figurinos e cenários, além da tradução do espetáculo para o idioma francês. O grupo também ministrará uma oficina criativa e fará uma apresentação do espetáculo ao público, no dia 30 de novembro. A apresentação será no Teatro MC:2, um dos mais tradicionais de Grenoble, conhecido por sua estrutura e arquitetura.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE