O grupo de teatro da escola Albert Sabin deve solicitar a Secretaria Municipal de Saúde, apoio para continuar desenvolvendo, nos hospitais, um trabalho de animação hospitalar, cujo objetivo é levar aos doentes a arte do teatro, por meio de apresentações, ajudando-os na recuperação. A intenção, segundo o coordenador Ednei Lino, é verificar a possibilidade de colaboração com o grupo, que necessita de materiais para as apresentações, como roupas, perucas, além de outros. “É um trabalho voluntário. Queremos desenvolver o trabalho de forma constante”, disse, ao Só Notícias.
No ano passado, os atores se apresentaram em diversos locais, incluindo o Pronto Atendimento. Eles foram para São Paulo, onde passaram por um treinamento com os ‘doutores do riso’, para aperfeiçoar as técnicas.
Estudos apontam que a atuação destes ‘médicos’ exerce influência na qualidade de internação e também na recuperação dos pacientes. Noutras cidades brasileiras é comum a presença dos ‘animadores’ em ambientes hospitalares.