PUBLICIDADE

Grande público prestigia abertura de Festival de Música em Colíder

PUBLICIDADE

Um grande público prestigiou a abertura do Festival Mato-grossense de Música no município de Colíder. Foram apresentadas 10 canções e cinco prosseguem na competição, cujas etapas, se estendem até outubro, quando acontecem as finais em Barra do Garças e Várzea Grande (08/10). O evento é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura em parceria com as prefeituras.

A Praça Central de Colíder recebeu cerca de quatro mil pessoas. A cidade praticamente parou para ver o Festival, o que resultou num sucesso bem à altura com a proposta do evento que tem abrangência estadual, promovendo a integração e a troca de experiências entre músicos, instrumentistas, poetas, compositores e intérpretes. O Festival se divide em duas categorias: uma de composição com letra e outra de composição instrumental.

Breves pronunciamentos das autoridades presentes, representando as instituições parceiras do evento, Prefeitura e Secretaria de Estado de Cultura, anteciparam as apresentações musicais. Além dos candidatos, também se apresentaram, antes e depois dos concorrentes, as bandas Lua Nova, de Cuiabá; e Nova Dimensão, de Colíder. Das dez canções que concorreram, uma era instrumental. Nessa categoria as composições vão sendo avaliadas em todas as etapas classificatórias e estarão selecionadas para a fase seguinte aquelas que tiveram a melhor pontuação. Um total de até 16 músicas instrumentais vai participar da final.

Na categoria composição com letra, são selecionadas quatro músicas em cada uma das oito classificatórias. Essas 32 canções vão para as eliminatórias, nas quais é feita uma triagem indo 12 para final, sendo que todas elas participam da gravação de um CD. As eliminatórias acontecem a partir de setembro nas seguintes cidades: Santo Antonio do Leverger (03/09), Nobres (10/09), Jaciara (17/09) e Canarana (24/09). As próximas etapas classificatórias serão sediadas pelos seguintes municípios: Luciara (16/07), Diamantino (30/07), Pontes e Lacerda (06/08), Poconé (13/08), Alto Araguaia
(20/08), Nova Xavantina (27/08) e Primavera do Leste (28/08).

Classificadas em Colíder
Em Colíder foram classificadas as seguintes canções: “Amor pra valer” (Cláudio Pilatti), “Amor e lembrança” (Edson Salgueiro e Luiz Siqueira), “Minha história” (Max e Alexandre), “Sem você” (Bruno Bolsi) e a instrumental “Minha vida” (Gesiel da Silva).

A comissão dos jurados foi composta por Joel Teixeira, jornalista, publicitário e radialista; Edson Lopes, músico da Orquestra Sinfônica da UFMT e professor de música; Paulo Dhiel, músico, instrumentista e compositor, Adriano Marcos C. de Oliveira, professor de língua portuguesa e Lorenzo Falcão, escritor e jornalista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: 15º Festival de Artes Cênicas começa neste domingo

O 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso começa...

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...
PUBLICIDADE