O filme “Orfeu” será exibido hoje, à partir das 19 horas, na sede da Associação dos Deficientes Físicos, em Sinop. A exibição do filme faz parte do projeto Cine Favela, realizado pela Ong Central Única das Favelas (CUFA), que atua em Sinop com projetos sociais e filmes educacionais.
Com duração aproximada de duas horas, Orfeu é a história de um compositor de uma escola de samba, interpretado pelo ator Toni Garrido, que reside em uma favela e se apaixona por uma nova moradora do local – Eurídice – interpretada pela atriz Patrícia França. Além do romance também retrata o tráfico nas favelas e como agem os traficantes.
“Orfeu” foi premiado como melhor filme, melhor fotografia e melhor trilha sonora no Grande Prêmio Cinema Brasil, e ainda indicado como melhor filme no Oscar 2000, na categoria estrangeira.
Além do Cine Favela, outros projetos são desenvolvidos pela Cufa em Sinop. Um deles é a realização de aulas de dança de rua na Unemat, que também deve ser implantado na associação, para atender crianças do bairro Parque das Araras e do projeto Habitar Brasil.
Toda comunidade está convidada para prestigiar a exibição esta noite.