quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Festança reúne religiosidade e cultura em município de MT

PUBLICIDADE

Religião, tradição e manifestações culturais movimentam a primeira capital de Mato Grosso durante os treze dias da Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade. Celebrada há 200 anos, a festa é realizada sempre no mês de julho e homenageia os santos devotados na região. Neste ano, o evento ocorre até o dia 25, com cortejos, confraternização nas casas das famílias tradicionais, dança do congo, reza, alvorada e cerimônia de transmissão de posse dos novos festeiros.

Festeiro da Irmandade do Glorioso São Benedito e organizador da festa, Nazário Frazão de Almeida conta que um dos momentos mais emocionantes da festança ocorre nesta terça-feira (19.07), quando os santos deixam as casas dos festeiros atuais e vão para as residências dos novos. A transmissão de posse é feita em uma cerimônia tradicional, com os festeiros escoltados por dançarinos do Congo ao som das canções de adeus que levam a população às lágrimas. “Todo mundo se emociona muito. Passamos o ano inteiro vivendo a festa, com os santos nas nossas casas, e esta é a hora da despedida”.

A festa, que reúne as celebrações aos diferentes santos da região, tem a programação dividida para homenagear cada santidade. Entre os dias 13 e 17, a festança comemorou o Divino Espírito Santo. De 17 até 19 o santo celebrado é o Glorioso São Benedito. Entre 20 e 21 será a vez da Mãe de Deus. Dias 23 e 24 será a vez do Padroeiro de Vila Bela da Santíssima Trindade as Três Pessoas da Santíssima Trindade. Ao final, no dia 25, a comemoração volta com o Glorioso São Benedito centralizando a cerimônia na casa da rainha atual, que entrega a imagem do santo e sua mala para a nova rainha. Esta por sua vez é seguida em cortejo até a nova residência da santidade.

Este ano a festa movimentou a cidade, com presença marcante dos moradores da região e turistas de todo Brasil. O festeiro Nazário conta que pelo menos cinco mil pessoas prestigiaram a festa, e aproveitam para conhecer as belezas naturais de Vila Bela. A festança tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), que contribuiu com a infraestrutura e figurinos.

Quando Vila Bela era Capital do Estado, as festas eram realizadas em diferentes datas definidas pelo calendário religioso. A festança originou-se com a transferência da Capital para Cuiabá. Havia predominância da religião católica na região, mas o padre ia até Vila Bela apenas uma vez ao ano para celebrar batizados, crismas, casamentos e a missas dos santos. Dessa forma, a população sentiu a necessidade de concentrar todas as festas no mesmo período.

Além da marcante religiosidade, a festança também é caracterizada pelas apresentações de danças do Congo e do Chorado, que surgiram em Vila Bela da Santíssima Trindade a partir da chegada dos Capitães Generais.

O Chorado é uma dança apresentada apenas por mulheres. Com vestimentas coloridas, elas entoam cantos tradicionais africanos e da região enquanto equilibram canjinjin sobre as cabeças. O canjinjin é a bebida mais tradicional feita na cidade. Segundo a tradição, as escravas dançavam para agradar os senhores, para que estes não castigassem duramente os escravos.

A dança do Congo é uma encenação com reis e embaixadores representados por dois reinos, que travam uma luta pelo poder. A dança manifesta ainda a resistência dos negros que ficaram no município mesmo com a transferência da Capital para Cuiabá, além de homenagear santos da região.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE