Cultura

Escola de Música de Nova Mutum participa de painéis da Funarte

A Fundação Nacional de Artes – Funarte – por meio do seu Centro da Música, divulgou o cronograma de atividades dos painéis, pré-bienais de bandas de música e do 2º Simpósio Funarte-UFRJ de Bandas entre os meses de setembro e novembro. A primeira cidade a receber a ação será Porto Alegre (RS) no próximo dia 5, com a realização da primeira pré-bienal. Depois vem Jaguaribe (Ceará) dando início aos painéis, de 27 a 29 de setembro. Em Mato Grosso, está confirmada Nova Mutum, em 10 de outubro.

No programa de ensino dos Painéis Funarte de Bandas de Música, os participantes vão receber aulas de instrumentos, prática de conjunto, arranjos musicais, regência, manutenção básica e reparo de instrumentos de sopro. Já nas Pré-Bienais Funarte de Bandas de Música são realizados encontros regionais com a participação de regentes, compositores, arranjadores e apoiadores do movimento. O objetivo do programa é tornar a banda de música um importante fator de transformação social e cultural.

Os painéis Funarte de Bandas de Música são cursos intensivos de capacitação para regentes e instrumentistas de sopro e de percussão, provenientes das tradicionais bandas de música. A proposta dos Painéis é atuar no desenvolvimento e aprimoramento das atividades de educação musical e artísticas de uma banda.

As Pré-Bienais têm o objetivo de estimular o fortalecimento de uma rede de comunicação entre as diversas ações que estão sendo realizadas pelo Brasil afora em prol das bandas de música. O intuito do programa é estimular a troca de experiências das iniciativas de sucesso, objetivando o compartilhamento de conhecimento das diferentes realidades das regiões do país.

As inscrições para os Painéis Funarte de Bandas de Música são gratuitas no site oficial, informa a assessoria.

Só Notícias (foto: assessoria)