sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Escola de artes cênicas na capital do estado completa sete anos em funcionamento

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O maior projeto de artístico do estado, a MT Escola de Teatro, chega a seu sétimo ano de atividades ininterruptas. Fundada em 2016 pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, a escola oferece, de maneira gratuita, curso superior de Tecnologia em Teatro.

O polo de formação, que funciona no Cine Teatro Cuiabá, com gestão compartilhada entre a Secel, Associação Cultural Cena Onze e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), já habilitou uma centena de profissionais graduados que atuam tanto em Mato Grosso quanto fora do estado, nas áreas de teatro, cinema, televisão e docência. Após a conclusão de quatro módulos de ensino, o estudante recebe a formação de tecnólogo.

Na graduação, o estudante escolhe uma das sete áreas de ênfase, podendo se especializar em atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, Iluminação, sonoplastia e produção cultural. A instituição utiliza o sistema pedagógico desenvolvido pela Associação dos Artistas Amigos da Praça, que administra a SP Escola de Teatro, uma das maiores e mais conceituadas escolas de artes cênicas da América Latina.

“Na MT Escola de Teatro, o papel social das artes cênicas é ponderado em módulos que valorizam a emancipação criadora, o pensamento crítico e a confluência absoluta de talentos e poéticas, desviando-se da relação hierárquica as quais costumam estar presas as bases educacionais”, explicou Flávio José Ferreira, coordenador da MT Escola de Teatro.

O espaço oferece também cursos de extensão cultural. São gratuitos e de curta duração. A extensão mobiliza a população e os artistas interessados em aperfeiçoar ou ampliar seus conhecimentos teatrais, ao fazer a ponte entre estes e criadores e pensadores de outras áreas.

Flávio destacou que “o objetivo é suprir as demandas em formação e qualificação profissional para além dos sete cursos de graduação com conteúdo complementares e ministrantes de notório conhecimento”.

Quanto à literatura, instalado no primeiro andar do Cine Teatro Cuiabá, o acervo da Biblioteca Luiz Carlos Ribeiro é composto por coleções de apoio pedagógico, além de títulos da dramaturgia e a consulta a esse material é realizada pelos estudantes da MT Escola de Teatro.

A escola conta ainda com um acervo digital, o mesmo utilizado pela SP Escola de Teatro. Nessa coleção, estão disponíveis obras específicas do teatro e áreas afins.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE