quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Equipe começa a organizar acervo do museu histórico de Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da secretaria de Cultura, realizou uma reunião com a comunidade São Cristóvão. Em pauta estava a mobilização da comunidade para a realização do primeiro inventário participativo para a organização do Museu Histórico Municipal.

“Tudo em museu é feito por meio de inventário. É por esta ferramenta que se organiza o acervo museológico, seja ele material ou imaterial. Hoje foi dado o primeiro passo por nossa equipe para a organização do acervo que vai constituir as exposições de nosso museu”, destacou a secretária de Cultura, Luciana Bauer.

Na reunião estiveram presentes pioneiros, estudantes da comunidade, professores, a diretora da escola, Andréia Pedrassani, e a vereadora Sandra Barzotto. O encontro gerou um grande otimismo na comunidade, que demonstrou entusiasmo pela criação do museu e a preservação de sua história. 

“O museu é uma coisa que a gente sempre quis ver acontecer em Lucas do Rio Verde porque ele vai preservar nossa história. Uma história rica de muitas lutas e conquistas que tivemos porque não recuamos, decidimos fincar nossas raízes aqui e ver até onde iríamos chegar, e toda essa história não pode ficar no esquecimento, por isso queremos parabenizar a prefeitura que está tomando essa iniciativa”, comentou o produtor rural e pioneiro, Vinicius Toppanotti.

Durante a reunião foi organizada uma equipe formada por servidores da Cultura, estudantes e membros da comunidade para em seguida acontecer a formação da equipe que vai à pesquisa de campo. “Antes da pesquisa de campo, será realizada uma reunião técnica para a definição de roteiro da pesquisa. No entanto, o que nos alegra é o entusiasmo da comunidade. Todos os pioneiros presentes apresentaram o desejo de contar suas histórias e os estudantes demonstraram interesse em participar do inventário. Isso é muito motivador”, destacou o coordenador do projeto do Museu, Prof. Oliveira Neto. 

Segundo a prefeitura, o trabalho de organização do inventário participativo é minucioso e a previsão é que parte do acervo imaterial já deva estar em exposição para a comunidade até o final do ano.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...

Abertas inscrições de festival para bandas e artistas regionais em Mato Grosso

Bandas e artistas regionais poderão se apresentar no mesmo...
PUBLICIDADE