sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Cuiabá: secretaria estadual de Cultura confirma homenagem para poeta Antônio Sodré

PUBLICIDADE

Depois de algumas semanas de preparo, com diversos artistas envolvidos na produção, finalmente será feita homenagem ao poeta Antônio Sodré, nesta segunda-feira, às 19h30, na Casa Cuiabana. O evento marcará o início da nova gestão da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, comandada desde janeiro pelo secretário Kleber Lima, que fez questão de, entre uma reunião e outra com artistas locais, participar dos preparativos.

Por uma iniciativa da secretaria, que foi abraçada por uma coletividade de artistas e produtores culturais cuiabanos, surgiu o Showdré, um tributo a Antônio Sodré, "O Poeta da Transmutação".

Falecido em 2011, Antônio Sodré foi um artista de Cuiabá que se autodenominava "El poeta de la transmutación". Além de poeta, Sodré transitava pela música, artes cênicas e artes plásticas. A homenagem passeará por todos esses universos, com exposição, recriação de obras, poesias, varais poéticos, sarau de poesias, um vídeo documentário sobre o artista, além do reencontro da maioria dos componentes originais da banda Caximir, da qual Sodré fez parte.

O evento terá curadoria de Mari Gemma; co-curadoria de Bia Corrêa; coordenação de poesia de Aclyse Mattos e Luciene Carvalho; literatura, por Clóvis Mattos; ambiência, pela Associação Cultural Cena Onze; a gerência do Centro Cultural Casa Cuiabana fica a cargo de Luíza Ribeiro e a realização, da Secretaria de Estado de Cultura.

Revivendo os tempos de Caximir, os artistas Adriângelo Antunes, Amauri Lobo, André Balbino, Joel de la Torre, Cristina Campos, Eduardo Ferreira, Fidel Fiori e Rubão Lisboa cuidarão da coordenação de música e palco, com uma nova banda, denominada Pedregal.

Na programação, os fãs de Sodré vão relembrar os clássicos "O Lado Humano Não Acompanha o Tecnológico", "Tão Só Dré", "Fóssil", "Cômica Cósmica", "Outros 500" e "Still Corporation", entre outros sucessos do poeta.

O evento contará, ainda, com as colaborações e participações especiais de Anna Amélia Marimon, José Medeiros, Lúcia Palma, Luiz Renato Pinto, Mário Friedlander, Fernando Greffe Filho, Ramon Carlini e o Fusca Sebo.

A informação é da assessoria da secretaria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE