
Por uma iniciativa da secretaria, que foi abraçada por uma coletividade de artistas e produtores culturais cuiabanos, surgiu o Showdré, um tributo a Antônio Sodré, "O Poeta da Transmutação".
Falecido em 2011, Antônio Sodré foi um artista de Cuiabá que se autodenominava "El poeta de la transmutación". Além de poeta, Sodré transitava pela música, artes cênicas e artes plásticas. A homenagem passeará por todos esses universos, com exposição, recriação de obras, poesias, varais poéticos, sarau de poesias, um vídeo documentário sobre o artista, além do reencontro da maioria dos componentes originais da banda Caximir, da qual Sodré fez parte.
O evento terá curadoria de Mari Gemma; co-curadoria de Bia Corrêa; coordenação de poesia de Aclyse Mattos e Luciene Carvalho; literatura, por Clóvis Mattos; ambiência, pela Associação Cultural Cena Onze; a gerência do Centro Cultural Casa Cuiabana fica a cargo de Luíza Ribeiro e a realização, da Secretaria de Estado de Cultura.
Revivendo os tempos de Caximir, os artistas Adriângelo Antunes, Amauri Lobo, André Balbino, Joel de la Torre, Cristina Campos, Eduardo Ferreira, Fidel Fiori e Rubão Lisboa cuidarão da coordenação de música e palco, com uma nova banda, denominada Pedregal.
Na programação, os fãs de Sodré vão relembrar os clássicos "O Lado Humano Não Acompanha o Tecnológico", "Tão Só Dré", "Fóssil", "Cômica Cósmica", "Outros 500" e "Still Corporation", entre outros sucessos do poeta.
O evento contará, ainda, com as colaborações e participações especiais de Anna Amélia Marimon, José Medeiros, Lúcia Palma, Luiz Renato Pinto, Mário Friedlander, Fernando Greffe Filho, Ramon Carlini e o Fusca Sebo.
A informação é da assessoria da secretaria.


