PUBLICIDADE

Cuiabá receberá Bienal Itinerante de São Paulo

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Leandro Carvalho, assinou, ontem, no Palácio Paiaguás, o segundo acordo de resultados que contém ações da pasta a serem realizadas ainda este ano. A lista de compromissos contida no programa, intitulado Transforma Mato Grosso, engloba diversas áreas como legislação, patrimônio histórico, Economia Criativa, Pontos de Cultura, música, literatura, artes cênicas e plásticas, entre outras.

O documento contém, ao todo, mais de três mil ações de todas as secretarias que devem ser colocadas em prática até o dia 31 de dezembro de 2015. As ações da secretaria estão contidas no eixo Viver Bem, que inclui ainda as pastas de segurança pública, saúde, trabalho e assistência social, justiça e direitos humanos e ações voluntárias.

Uma destas ações, que recebeu aplausos do público presente na divulgação do programa pelo governador Pedro Taques, foi o anúncio da realização da 31ª Bienal Itinerante de São Paulo, prevista para acontecer entre novembro e dezembro deste ano, em Cuiabá. Esta será a primeira vez que a Bienal de São Paulo virá para a região Centro-Oeste.

Outra ação imprescindível contida no documento é a criação do marco legal da política cultural com a homologação do CPF da Cultura que prevê a revisão da legislação do Conselho, do Fundo de Fomento e do Plano Estadual de Cultura. Este plano de ação a longo prazo contém as diretrizes do setor cultural para próximos dez anos.

No que se refere ao patrimônio, há o projeto Conexões Urbanas, que visa a criação de roteiros culturais e que permitirá a reforma e readequação de sete equipamentos estaduais localizados no Centro de Cuiabá. São eles: Museu Histórico de Mato Grosso, Museu de Arte, Centro de Economia Criativa, Cine Teatro Cuiabá, Arquivo Público, Centro Cultural Casa dos Governadores e Casa Barão de Melgaço.

Na área de esportes estão elencadas a qualificação de profissionais, atividades voltadas para a terceira idade, intercâmbios esportivos, aquisição de materiais e premiações, implementação de atividades de lazer e revitalização de espaços para a prática esportiva.

O Transforma Mato Grosso é uma ferramenta de planejamento e execução de ações que atenderão às demandas dos mato-grossenses em curto, médio e longo prazo. Envolve políticas integradas para o desenvolvimento do Estado como um todo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: 15º Festival de Artes Cênicas começa neste domingo

O 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso começa...

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...
PUBLICIDADE