Nesta quinta-feira será promovida no auditório da Unemat a “Noite Cultural” do CAOPA – Centro de Acolhimento, Orientação e Proteção ao Adolescente. Diversas atrações estão programadas. Além das apresentações dos adolescentes que participam do Caopa, outras entidades também participarão, como convidadas.
A entidade é presidida pela juíza Maria das Graças Gomes da Costa. Surgiu em 2001 com o objetivo de trabalhar a prevenção da marginalidade infanto-juvenil. Busca fortalecer o vínculo familiar, escolar e motivar o adolescente a desenvolver seus talentos para futuro ingresso no mercado de trabalho, quando atingir a idade legal.
Hoje atende um total de 69 adolescentes, todos devidamente matriculados e freqüentando o ensino fundamental (apenas 3 já cursam o 2o grau) e oferece atividades de segunda a sexta-feiras, em dois turnos, das 07:00 às 11:00h e das 13:00 às 17:00h e no sábado das 08:00 às 11:00h e das 14:00 às 17:00h.
São oferecidas aulas de dança de rua, espanhol, inglês, teatro, flauta, reforço escolar (acompanhamento nas tarefas), aulas de percussão, grupo de pagode, informática e cultivo de hortaliças em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura. O Caopa está sediada no bairro Boa Esperança.