Nova Mutum terá novamente carnaval de rua em 2007. A confirmação foi dada ontem, durante reunião promovida pela comissão organizadora no auditório da Câmara Municipal. O objetivo é fazer um evento diferente do que era tradicional até 2005, último ano em que a festa popular foi promovida no município. Seis blocos já confirmaram participação e a expectativa é de que este número seja ainda maior.
Serão quatro noites de festa e duas matinês entre os dias 17 e 20 de fevereiro. Três opções de locais foram apresentadas na reunião de ontem: a parte sul da Avenida dos Uirapurus, em frente ao antigo SAAE; a Avenida Mutum, em frente ao Ginásio de Esportes Matrinxã, ou na mesma avenida, só que no centro da cidade, a exemplo do que acontecia há alguns anos. Uma definição sobre isso será tomada em conjunto com os órgãos de segurança local.
Na reunião de ontem, seis blocos já confirmaram participação. São eles: Beija Eu, Bananas, Cala a Boca e me Beija, Farofa, ¶ K no 6, além de outro que ainda não está com o nome definido. Entre os critérios já estabelecidos está que cada um dos blocos deverá ter no mínimo 50 integrantes. Na categoria adulta o bloco vencedor vai levar troféu e ganhar uma festa. Os demais classificados recebem troféu. Outros foliões interessados em montar bloco devem entrar em contato com a comissão, junto a prefeitura municipal.
A comissão organizadora da festa, que este ano é formada por integrantes da Secretaria de Esportes e Lazer, departamento de Cultura e da assessoria de comunicação, estará definindo no decorrer da próxima semana a banda que vai fazer a animação da festa, assim como o regulamento que deverá ser seguido pelos blocos. Uma nova reunião deve acontecer após o dia 22 de janeiro, ocasião em que todas as definições serão apresentadas.
De acordo com o secretário de Esportes, Lauro Immich, esta primeira reunião foi para verificar o interesse dos blocos e dar o pontapé inicial nas atividades da organização. “Estamos satisfeitos com a participação e vamos trabalhar para este ser o melhor carnaval que Nova Mutum já teve”, disse. Este ano, dois dias do carnaval serão temáticos, ou seja, os blocos virão para a avenida caracterizados com temas atuais e serão avaliados nos quesitos criatividade, organização, caracterização e animação.