segunda-feira, 6/maio/2024
PUBLICIDADE

Bienal da Cultura em Sinop teve bom público

PUBLICIDADE

Estudantes de Sinop, Sorriso, Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis, Várzea Grande e Barra do Garças, participaram da 1ª Bienal da Cultura, artes, ciência e tecnologia, que terminou ontem no campus da Unemat em Sinop. O evento promovido pela União Estadual dos Estudantes (UEE) e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unemat, reuniu cerca de 500 pessoas por dia para visitar os trabalhos.

Foram quatro dias de muitos debates mini-cursos e apresentações culturais. Na sexta-feira o destaque foi o debate sobre ‘Balanços e Perspectivas da Ciência e Tecnologia em Mato Grosso’, que contou com a presença do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat, Laudemir Zart, e da Diretora de Universidades Públicas da Associação Nacional de Pós – Graduandos (ANPG), Micheli Burginsk. Durante as discussões foi defendida a necessidade de mais verbas para o financiamento de projetos de pesquisa nas universidades. Micheli disse que a ANPG está lutando por reajustes nas bolsas de mestrado e doutorado, e defendeu o projeto de Reforma Universitária, proposto pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

No sábado as mostras de cinema e vídeo e artes cênicas tiveram grande público pela manhã. No período da tarde os estudantes participaram das oficinas de Teatro, Elaboração de projetos Culturais e Religiões, História, mitologia e inserção política.

No domingo o debate final foi sobre ‘O papel da cultura na universidade’, e contou com a presença de um representante da Pró-reitoria de extensão e cultura da Unemat e da Coordenadora de Cultura do campus de Sinop, Rute Varea.

Na opinião da ex-presidente da UEE, Patrícia Nogueira, a bienal inicia um novo ciclo em Mato Grosso. “Acho que essa bienal aqui em Sinop encerra uma etapa muito difícil para o movimento estudantil. A partir daqui temos condições de organizar um trabalho cultural mais sólido em todo o estado e tenho certeza que essa atual gestão e as próximas que virão, vão fazer esse trabalho”, completa.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE