Na semana internacional do rock, o público cuiabano pode apreciar a produção autoral de bandas de todo o Centro-Oeste que chegam à capital mato-grossense para participar do Festival Dia Mundial do Rock. Os shows ocorrem entre hoje até domingo, na Arena Pantanal, a partir das 17h. O ingresso é um litro de leite longa vida e um livro.
O evento que conta com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura chega à sua quarta edição com o propósito de apresentar grupos musicais de representatividade de outros estados e ainda, estimular a produção autoral em Mato Grosso. As quatro melhores bandas eleitas pelo público receberão prêmios que variam entre a gravação de álbum e aquisição de equipamentos.
Um dos idealizadores do evento, Ulisses Samaniego, destaca a criação de uma rede entre artistas do Centro-Oeste. “É uma espécie de mapeamento que estamos idealizando ao contatar estas bandas e chama-las para compor conosco. Essa aproximação ao certo vai incidir positivamente no cenário local”, explica. A ideia do festival nasceu em 2013 a partir da parceria que ele consolidou com outro produtor, Cristiano Nakazato, o Koringa.
O Festival Dia Mundial do Rock projeta ainda mais artistas locais que se mantém de maneira combativa para idealizar e distribuir seu trabalho. Entre os destaques do festival, haverá lançamento do EP “Só Por Brincadeira”, de Billy Espíndola, nesta sexta-feira (15).
No sábado, direto de Brasília, a banda Dona Cislene se apresenta pela primeira vez em Cuiabá. De melodias marcantes e letras despojadas, a banda formada em 2009 pelos amigos de infância Bruno Alpino (voz), Guilherme de Bem (guitarra), Pedro Piauí (baixo) e Paulo Sampaio (bateria), tem tocado em vários festivais e cidades pelo país. Um dos destaques do set list é a canção “Ilha”, gravada nas ruas de Brasília e que conta com as participações de Dinho Ouro Preto (Capital Inicial) e Digão (Raimundos).
No domingo dois lançamentos de blues agitam a programação. A banda Branco ou Tinto lança o CD Passageiro Aprendiz, enquanto a Lord Crossroad apresenta à plateia o single Albatroz.
Durante os três dias de festival, haverá feira gastronômica e de motos customizadas, entre outras atrações. Nas semanas que antecederam o evento, foram realizadas inúmeras atividades de capacitação voltada a profissionais do segmento musical que atuam no Estado.
O festival realizado pelo Instituto Case tem como parceiros, a Prefeitura de Cuiabá, Núcleo de Ação Voluntária, OAB-MT, Assembleia Legislativa de Mato Grosso e Universidade Federal de Mato Grosso.