sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Alunos do Nortão concluem curso de artes dramáticas oferecido pelo Estado

PUBLICIDADE

O primeiro Curso Técnico de Artes Dramáticas – Ator oferecido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura terminou ontem (14.12), com a formatura dos 34 integrantes. O evento aconteceu na sede da Fecomércio, em Cuiabá.
Os atores e atrizes formados são de 16 municípios de Mato Grosso. Eles receberam 900 horas de estudos para discutir 27 temas em disciplinas ministradas por professores de Mato Grosso, São Paulo, Brasília, Curitiba e Minas Gerais. São jovens, senhores e senhoras que a partir de agora deixam a sala de aula para enfrentar a sociedade-expectadora.

A atriz Lúcia Palma responsável pelo módulo de contadores de história relatou que a pluralidade da turma ajudou na desenvoltura do curso: “Um grupo muito determinado, eclético composto pessoas de diferentes idades, experientes e amadores. O acervo é muito importante e as histórias de cada indivíduo serviram como base de experiência, o que se confunde com a própria história do teatro”, diz ela.

Para Genival Soares, de Nova Olímpia, as horas de estudos exigiram muito mais que concentração e disciplina. Tiveram que largar para trás a família para estudar Sófocles, Dionísio, Nelson Rodrigues e tantos outros nomes consagrados. “Foram novecentas horas aplicadas na tentativa de transmitir emoção e ação usando mais que contorções corporais. Atores imitando répteis, anfíbios, subindo em paredes e andando de cabeça para baixo, tocando instrumentos que não existiam”, relatou.

Em meio a tantos desafios, teve aluno que passou pela difícil missão de escolher entre o emprego e a qualificação profissional, como Adriano Noquelle, do município de Colíder. “O Curso foi muito cansativo. Como acontecia uma semana não e outra sim, tive que parar de trabalhar. Temos que correr atrás do que queremos”, afirmou.
Artes Dramáticas

O Curso de Artes Dramáticas teve início em fevereiro deste ano graças à parceria entre Sistema Fecomércio, SENAC, Sesc Arsenal , Secretaria de Estado de Cultura e das prefeituras dos municípios envolvidos. O Estado custeou as hospedagens e alimentação dos alunos vindos dos municípios, enquanto a prefeitura pagou as passagens. “Foi uma tarefa árdua, mas com êxito. Sinto uma sensação de dever cumprido”, diz emocionado, João Carlos Vicente Ferreira, Secretário de Estado de Cultura.

Como resultado do trabalho foi apresentada ao público esta semana na abertura da programação de Natal do Palácio da Instrução a peça de ‘Édipo Rei’, uma tragédia grega escrita por Sófocles há mais de dois mil anos. Foram apenas 22 dias de ensaio e montagem.

Ricardo de Freitas, de Reserva do Cabaçal, lembra que dias antes da escolha do elenco para atuar no espetáculo, teve que voltar para a sua cidade. Mas quando soube que faria o papel de Tirésias, o sábio cego, inventou ‘mil’ laboratórios. “Um deles foi ir de olhos fechados, da casa de um amigo até a minha casa, tateando tudo e todos, dando assim, vida ao personagem”, declarou.

Outro que ficou surpreso com o resultado foi o vice-presidente da Fecomércio, Hércules Martins da Cunha. “O nosso Estado tem teatro pra exportar para outros estados, quiçá , outros países”, declarou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...

Abertas inscrições de festival para bandas e artistas regionais em Mato Grosso

Bandas e artistas regionais poderão se apresentar no mesmo...
PUBLICIDADE