As inscrições para a terceira edição do Festival de Cinema na Floresta, de 20 a 26 de setembro, em Alta Floresta, foram 90% superiores ao do ano passado. Filmes produzidos em 19 Estados estão inscritos – a maioria é da região sudeste. O prazo terminou no último dia 31 e na próxima segunda-feira (17) começam os trabalhos de curadoria. O resultado dos filmes selecionados para a programação oficial, bem como da Mostra Viva Floresta Viva, será divulgado no próximo dia 24.
Para Agostinho Bizinoto, produtor executivo do evento, o grande número de inscrições mostra que o evento está se solidificando. “O festival já pode ser considerado um dos principais do estado de Mato Grosso, prova disto é o crescente número de inscrições que temos registrado desde a primeira edição em 2007”, declara.
Profissionais de Cinema estarão presentes ministrando importantes oficinas de cinema, dando continuidade ao crescimento do pólo de produção audiovisual nesta região do país, no estímulo de novas platéias e produções para o cinema nacional.
Neste ano, parte das exibições do Festival de Cinema da Floresta será em local aberto. “Tornar as sessões de cinema mais acessíveis à comunidade como um todo, este é nosso propósito para este ano”, declara Elenor Cecon Júnior, diretor de produção do festival.
A terceira edição do Festival conta com apoio do governo federal através da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, do Conselho Nacional dos Cineclubes e, ainda, da Prefeitura Municipal de Alta Floresta através da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude.