Inicia amanhã o 4º Festival de Cinema na Floresta. Serão sete dias de festival com exibição de 44 obras cinematográficas, além da realização de palestras, mesas-redondas e oficinas de cinema. Para o diretor de Produção, Elenor Cecon Júnior, o festival cresceu consideravelmente quando comparado à terceira edição realizada no ano de 2009. "Tivemos um acréscimo no número de inscritos, na qualidade das obras selecionadas, no número de convidados e na quantidade de horas de projeções, ou seja, a quarta edição deste festival, já é, sem sombra de dúvida, a melhor realizada até agora", declarou.
O produtor destaca ainda a realização de uma Mostra Itinerante que percorrerá três comunidades rurais do município: dia 02 – Comunidade Santa Rita; dia 03, Comunidade Ouro Verde; dia 04, Comunidade Mundo Novo, além de dois bairros da zona urbana: dia 05, Bairro Bom Pastor e, no dia seguinte, Bairro Jardim Primavera.
O filme que fará a abertura do 4º Festival de Cinema na Floresta é "o Homem Mau Dorme Bem" de Geraldo Moraes. Esta será também a primeira vez exibição do filme em Mato Grosso, estado que recebeu sua produção no ano de 2007. Mallú Moraes (produtora executiva do filme) e Simone Illiesco (atriz) se farão presentes no festival.
‘É um honra para o festival, podermos exibir pela primeira vez em Mato Grosso "O Homem Mau Dorme Bem", principalmente por ser uma obra totalmente realizada em nosso estado e pelo fato de seu diretor acreditar no potencial dos nossos profissionais", destaca Agostinho Bizinoto, produtor executivo do festival.
A partir do dia dois já começam as oficinas e todas as atividades paralelas do festival. A oficina, ‘MVMob – Produção de Vídeos" com Wagner Merije e Ignácio Alvarez, ambos de Belo Horizonte/MG, será realizada nos colégios Ludovico da Riva Neto e Vitória Furlani da Riva.
Já a oficina "Desenvolva o seu olhar e seja um crítico de Cinema" com Celso Sabadin, será realizada nos dias 4 e 5 de setembro, em um hotel. E a oficina "Direção de Fotografia" com Cleumo Segond também será realizada nas dependências do Floresta Amazônica Hotel nos dias 6 e 7 de setembro.
No sábado às 16h, acontece a mesa-redonda ‘Produção e Difusão cinematográfica em Mato Grosso". No domingo às 14h Pedro Rocha palestrará sobre ‘A Obra de Glauber Rocha" e, na sequência, teremos a mesa-redonda ‘Direitos Autorais e Direitos do Público". Na terça-feira, dia 7 de setembro, a palestra ‘Avanços do Audiovisual com o Cine + Cultura" com Rodrigo Bouillet encerrará as atividades paralelas do festival.