segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

O Estrangeiro

PUBLICIDADE
Alexandre Garcia

Já que Rodrigo Pacheco não se anima, Elon Musk resolveu peitar Alexandre de Moraes, supremo entre os supremos. Elon Musk ficou popular no Brasil e Alexandre de Moraes se tornou conhecido no mundo. Musk não é americano, e sim sul-africano. Mas como ele mora nos States – é lá que estão suas empresas – vale aqui no Brasil como americano, para turbinar nosso espírito colonial. Enfim um salvador da Pátria, já que o outro está inelegível, por inspiração de Alexandre de Moraes. Combater as decisões do Ministro é perigoso para quem não quer ir morar na cadeia ou nos Estados Unidos. Então ninguém com melhor salvo-conduto que Elon Musk para sugerir que Moraes renuncie ou sofra impeachment. Outros podem ter sido acordados para o nacionalismo e estão julgando que Musk se intromete mais em nossa soberania que o Macron na Amazônia.   

O “inquérito das fakenews”, ao ser aberto sem Ministério Público por Toffoli, considerou que as dependências do Supremo são o mundo, como o urbi et orbi do Papa falando para Roma e o mundo.E pegou todo mundo, nem Elon Musk escapou. O nome “inquérito do fim do mundo”, apadrinhado pelo Ministro Marco Aurélio, nunca esteve tão próximo do apocalipse. A inclusão de Musk, agora investigado pela Polícia Federal, rendeu notícia nos jornais do mundo todo, talvez até superando o ibope do Tribunal de Haia. E Musk concorre com Putin, como alvo de tribunais de nomeada.

Musk prometeu livrar dos bloqueios no seu X os censurados por Moraes. E ressalva que foi Moraes e não a plataforma que os bloqueou. Por sua vez Moraes ameaçou multar Musk em 100 mil reais por perfil liberado. Fiança ao contrário.  Musk reconhece que pode perder dinheiro se tiver que retirar seus negócios do Brasil. Porque dinheiro ele pode perder e ainda lhe sobra muito. Já defender a liberdade de expressão é um acúmulo de capital que ninguém pode bloquear. Imagine o quanto vale o reconhecimento de que é um defensor da liberdade de expressão no Brasil. De nossa parte, a gente pode perder o X, o pay pal, o starlink, o Tesla… e quem sabe perder a oportunidade de voar daqui para outra galáxia – o que foi criticado por Lula. Segundo o nosso Presidente, não há espaço em outros mundos e Musk tem que aprender a viver aqui. Por aqui, na Amazônia, 90% da ligação com o mundo é pelos satélites de Musk.

De repente, o Brasil se dividiu em duas torcidas: Moraes e Musk. A torcida de Moraes diz que nenhum empresário pode deixar de se submeter à Constituição, às leis e às decisões do Poder Judiciário. A torcida de Musk grita, das arquibancadas, que nenhuma autoridade pode ignorar as leis, a Constituição e o Poder Legislativo. Se houvesse Poder Moderador, este diria que a Constituição garante o direito de expressar o pensamento sem anonimato e veda qualquer tipo de censura, política, artística ou ideológica. E que para calúnia, injúria e difamação, já tem o Código Penal; e as questões das redes sociais já estão na Lei de 2014, o Marco Civil da Internet. Teve que aparecer um estrangeiro a nos alertar sobre liberdade de expressão. Se for para impedir mentira espalhada, é impraticável. Deixem o povo identificar os mentirosos e condená-los ao ostracismo. O povo que não condenar o mentiroso ficará sempre condenado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Donos da verdade

Nesse 23 de abril completou 10 anos de vigência...

Democracia e alienação

O Datafolha perguntou a pouco mais de 2 mil...

Fim de campanha

  Durou seis anos. Foi um longo tempo. Mais...

Sem freios e contrapesos

Quando se fala sobre o funcionamento da democracia, começa-se...
PUBLICIDADE