PUBLICIDADE

Workshop em Sinop discute uso de fertilizantes

PUBLICIDADE

Começa nesta quarta-feira (16), no Sindicato Rural de Sinop, o terceiro Workshop de Fertilizantes. O evento é promovido pela parceria entre Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Embrapa Agrossilvipastoril e reunirá pesquisadores, empresas, consultores e produtores em torno de discussões sobre as melhores práticas de adubação das lavouras.

Com o tema uso eficiente de fertilizantes em sistemas integrados de produção, essa terceira edição do evento bianual e a primeira realizada em Mato Grosso. O estado é o maior produtor de soja, milho e algodão do país e o segundo com maior área com sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

A programação do Workshop terá palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos, um espaço para apresentação de ideias criativas relacionadas à fertilização de lavouras e um dia de campo.

De acordo com um dos coordenadores do evento, Edson Mattiello, o Workshop é uma oportunidade de reunir toda a cadeia em torno dos fertilizantes para que possam discutir as demandas, as soluções já disponíveis, e as experiências que deram certo para solucionar desafios encontrados no campo.

Na quarta-feira a abertura será às 9h30, mas desde às 8h serão feitas novas inscrições e o credenciamento dos participantes inscritos previamente. Nesse primeiro dia a programação será voltada para a pesquisa, com palestras sobre tecnologias para fertilizantes nitrogenados, análises de fertilizantes e fiscalização, manejo de fertilizantes fosfatados para altas produtividades de soja e milho, manejo de adubação fosfatada em solos de Cerrado e recomendação de fósforo em solos com fertilidade construída. Ao fim do dia haverá um espaço para debate e troca de experiências.

Na quinta-feira a programação será dividida. Durante a manhã será o espaço empresas, com palestras das patrocinadoras do evento apresentando informações técnicas sobre seus produtos e serviços. Após o almoço será o espaço produção, com palestras sobre processo para produção de fertilizantes minerais e organominerais com a utilização de rochas brasileiras, remoção de nutrientes pela cultura da soja em sistemas exclusivos e integrados e balanço de nutrientes em sistemas de produção.

Ao fim da programação em auditório, haverá o espaço inovação, no qual qualquer participante do evento poderá ter 15 minutos para apresentar uma ideia inovadora que vem adotando relacionada ao uso de fertilizantes e que vem dando resultados positivos.

Entre os palestrantes estão pesquisadores e professores da UFV, UFMT, Embrapa, Fundação MT, Instituto Tecnológico Vale, Anda e Instituto Internacional de Nutrição de Plantas.

A programação será encerrada na sexta-feira com um dia de campo na vitrine tecnológica da Embrapa Agrossilvipastoril. Serão três estações, que abordarão a ILPF, a dinâmica e distribuição de nutrientes no solo e a pecuária integrada.

As inscrições para o III Workshop de Fertilizantes podem ser feitas pelo site do evento ou presencialmente na quarta-feira, a partir das 8h, no Sindicato Rural de Sinop. O valor desse segundo lote é de R$ 200 para estudantes e produtores e de R$ 250 para pesquisadores e profissionais ligados ao setor agropecuário.

As informações foram divulgadas pela assessoria da Embrapa Agrossilvipastoril.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE