A safra 2018/19 do milho em Mato Grosso está em pleno desenvolvimento e, de acordo com a mais recente estimativa do IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) 100% das lavouras já passaram pela fase de pendoamento e a projeção era fechar a semana com 74,2% em período de enchimento do grão.
“Em vista de que essas fases são afetadas, sobretudo, pela disponibilidade de água, é importante analisar a consolidação climática das regiões produtoras até o momento. Nesse sentido, segundo a Somar, grande parte das regiões apresentou no acumulado de janeiro a abril deste ano, volumes pluviométricos acima dos que foram vistos na média dos últimos três anos, o que pode ser satisfatório para a definição da produtividade mato-grossense”, informa o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, em seu boletim semanal.
“Ademais, em consequência do adiantamento da semeadura, é previsto que 29,8% das lavouras passem pela fase de maturação no fim desta semana, possibilitando que as primeiras lavouras já estejam aptas para a colheita no estado nos próximos dias”.