Agronotícias

Volume de chuvas aumentou em fevereiro em Mato Grosso; preço do gado também

O aumento no volume de chuvas em fevereiro foi bom para os pecuaristas mato-grossenses porque proporcionam condições são favoráveis para a alimentação do gado, melhorando as pastagens. No entanto, vale ficar atento, pois essa conjuntura pode prejudicar a logística do transporte dos animais como já se veem casos no Estado, de acordo com informações levantadas diariamente pelo IMEA.

Nesta época, é crucial acompanhar o comportamento do volume de chuvas no Mato Grosso, principalmente quando ainda há animais em fase de terminação a pasto. De acordo com o levantamento da Somar (Meteorologia), fevereiro apresentou um volume de chuvas superior ao de janeiro deste mesmo ano. Na média dos 9 municípios acompanhados em Mato Grosso, a precipitação registrada no mês passado foi de 512,88 mm ante a 229,02 mm em janeiro. Para março, as previsões já demonstram queda na quantidade de chuvas, uma vez que se espera uma média de 247,00 mm. Mesmo assim, ainda ficaria superior à do início do ano.

Ontem à tarde, no boletim semanal, o IMEA informou que o preço do boi gordo e da vaca gorda fecharam a semana passada cotados a R$ 137,[email protected] e R$ 128,[email protected], respectivamente. “Um dos motivos deste acréscimo no preço é justamente o aumento no volume de chuvas , que dificultou o tráfego nas estradas e, consequentemente, o frete das cargas”, acrescenta o IMEA.

 

 

 

Só Notícias/Agronotícias (foto: arquivo/assessoria)