PUBLICIDADE

Venda do milho de Mato Grosso para o exterior cresce 61%; só a China compra 27%

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O levantamento da secretaria de Comércio Exterior do ministério da Indústria e Comércio aponta que o montante exportado de milho em Mato Grosso, de janeiro e fevereiro, foi de 3,78 milhões de toneladas, alta de 61,06% ante ao mesmo período do ano passado.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) analisa que “esse incremento foi puxado, pela crescente demanda de milho mundial e pela menor oferta de importantes players, o que impulsionou as compras do cereal e a abertura de novos mercados, como foi o caso da China. Apesar de ter iniciado recentemente as compras do milho mato-grossense, o país asiático foi responsável por 1,05 milhão de tonelada do total escoado de Mato Grosso (27,91%)”.

O instituto acrescenta que, “com as incertezas da extensão do acordo entre a Rússia e a Ucrânia para a retomada das exportações de grãos ucranianos, somado a quebra de safra na Argentina, a redução nas perspectivas de escoamentos dos EUA e a demanda crescente dos principais países importadores do cereal, é esperado que os embarques no próximo mês continuem superior ao observado no mesmo período do ano passado”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE