PUBLICIDADE

Vazio sanitário da soja começa dia 8 de junho em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Tony Winston/Agência Brasília)

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) informou que o período do vazio sanitário da soja em Mato Grosso da safra 2024/25 será de 08 de junho a 06 de setembro. Diferente dos anos anteriores, em que essa data iniciava na 2ª quinzena de junho, a data foi antecipada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

Durante o período de 90 dias de vigência do vazio sanitário fica proibida a existência de qualquer estágio vegetativo de soja, para evitar a existência do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática. A doença causa perdas na lavoura, uma vez que leva ao amarelecimento precoce de folhas e caule e prejudica o enchimento dos grãos.

Durante o vazio sanitário, o Indea realizará fiscalizações nas propriedades para verificar se o vazio sanitário está sendo cumprido. O sojicultor que não seguir o período fica sujeito a multas. No ano passado, durante a vigência da medida fitossanitária foram realizadas 5.864 fiscalizações e lavrados 67 autos de infração.

Já o período de semeadura será entre os dias 07 de setembro e 08 de janeiro de 2025.

Na safra 2023/2024 foram cadastradas no Indea o total de 16.440 unidades de produção de soja, com área declarada de mais de 11,2 milhões de hectares plantados e o número de 8.898 produtores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Abate de gado nos frigoríficos de Mato Grosso tem novo recorde no trimestre

O primeiro trimestre teve abates de bovinos mato-grossenses recorde...

Demanda do milho de Mato Grosso sobe 9,3%; China compra menos

O IMEA divulgou, ontem, o relatório de demanda de...

Produtividade consolidada da safra de soja em Mato Grosso é de 66 sacas; produção é 2ª maior

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, ontem,...

Soja bate recorde e Nortão lidera lavouras classificadas como excelentes, segundo Imea

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou os...
PUBLICIDADE