A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sediará, de quinta a sábado desta semana (28 a 3), o oitavo Simpósio Mato-Grossense de Bovinocultura de Corte. O encontro, que ocorrerá no Câmpus de Cuiabá, reunirá pesquisadores, profissionais e estudantes do setor pecuário para discutir os principais desafios e oportunidades da bovinocultura de corte no Brasil.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 28 de agosto, no link disponível no site da UFMT.
O coordenador geral do evento, o docente Joanis Tilemahos Zervoudakis, destacou que o SIMBOV é o simpósio mais tradicional da área de Ciências Agrárias da UFMT, realizado desde 2011. Segundo ele, o evento está entre os três maiores encontros técnico-científicos do país, reunindo profissionais de agronomia, medicina veterinária, zootecnia, técnicos de empresas e pecuaristas.
“O SIMBOV busca discutir os avanços tecnológicos na área de bovinos de corte, congregando pesquisadores e palestrantes que são expoentes em suas áreas. Durante dois dias e meio, são abordadas temáticas atualizadas e promovidos debates sobre as inovações do setor”, explicou.
Além das palestras, o evento se destaca pela apresentação de trabalhos científicos. Nesta sétima edição, estão previstos cerca de 130 a 140 resumos, apresentados por pesquisadores e alunos, contribuindo para o fortalecimento da pesquisa e da formação acadêmica na área.
A programação inclui cinco módulos temáticos, abordando desde regularização ambiental, mudanças climáticas e manejo de pastagens até reprodução animal, nutrição, tecnologias digitais e inteligência artificial aplicadas à pecuária.
Entre os palestrantes confirmados estão nomes de referência no setor, como Mauren Lazzaretti (SEMA), Patrícia Perondi Anchão Oliveira (Embrapa Sudeste), Janaína Martuscello (UFSJ), Guilherme Pugliesi (USP), Mozart Alves Fonseca (New Mexico State University) e José Gilson Regadas Filho (Cargill Digital Solutions).
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.