sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Treinamento de monitores da praga do algodoeiro começa este mês no Estado

PUBLICIDADE

No próximo dia 15 (quarta-feira), a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) iniciarão o treinamento de monitores de praga do algodoeiro em todos os núcleos regionais de produção em Mato Grosso. “O sistema produtivo adotado hoje na maior parte das regiões produtoras do estado é bastante complexo e dinâmico, por isso é muito importante que os profissionais que atuam no dia a dia das fazendas procurem se atualizar com os pesquisadores do IMAmt”, afirma Alexandre Schenkel, presidente da Ampa.

Segundo ele, a atuação dos monitores técnicos de campo vai definir a eficácia do trabalho de prevenção e controle de pragas, doenças, nematoides e plantas daninhas, evitando ou minimizando danos às lavouras, aumentando a produtividade e melhorando a qualidade do algodão, com menores custos de produção.

A programação do treinamento será sempre aberta com uma palestra do fitopatologista do IMAmt Rafael Galbieri, que falará sobre manejo de doenças e nematoides na cultura do algodoeiro. Em seguida, o pesquisador Edson Junior apresentará as novidades sobre identificação, monitoramento, controle e resistência de plantas daninhas.

Coordenador de Projetos e Difusão de Tecnologias do IMAmt, Márcio de Souza foi escalado para falar sobre mastigadores e sugadores, o que inclui o controle de pulgões, percevejos e da maior praga do algodoeiro: o bicudo. Encerrando a programação, o entomologista Jacob Netto abordará o tema lepidópteros, apresentando pragas e inimigos naturais na cultura do algodoeiro.

O treinamento para monitores de pragas do algodoeiro será iniciado em Sorriso, no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do IMAmt (BR-163 km 726), no dia 15 (quarta-feira). No dia 16, será a vez de Campo Novo do Parecis receber a equipe do IMAmt na Câmara Municipal de Vereadores. No dia 17, o treinamento acontecerá em Sapezal, também na Câmara Municipal de Vereadores.

Após uma breve pausa, a programação será retomada no dia 21, em Rondonópolis, no auditório da Fazenda Torre (BR-364, km 127, na Serra da Petrovina, em Pedra Preta). No dia 22, a equipe do IMAmt estará em Primavera do Leste, no Hotel Tezla (Rua Olivério Porta, 910) e a rodada de treinamento será encerrada no dia 23, em Campo Verde, no auditório da Acicave (Centro Empresarial de Campo Verde).

O treinamento será iniciado às 7h, com a inscrição dos participantes, e será encerrado sempre às 17h com a entrega de certificados. Os interessados poderão fazer sua inscrição prévia ou buscar mais informações com os assessores técnicos regionais (ATRs). Os treinamentos serão realizados com apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

Fonte: Só Notícias/Agronotícias

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Custos das produções agropecuárias em Mato Grosso diminuem

As despesas para a produção da safra 2024/25 tiveram...

Cai diferencial de base do preço do boi de Mato Grosso em relação ao de SP

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou que...

Levantamento indica 135 sacas/hectare de milho em MT para pagar custeio, diz IMEA

De acordo com os dados do projeto Acapa-MT (Acompanhamento...

Esmagamento de soja sobe 10% em Mato Grosso e volume é recorde

O esmagamento da soja em Mato Grosso atingiu novo...
PUBLICIDADE