sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Acaba esta semana prazo para produtores de soja em Mato Grosso fazerem cadastro obrigatório

PUBLICIDADE
Só Notícias/Agronotícias (foto: JL Siqueira/arquivo)

Termina na próxima sexta-feira (15) 0 prazo para donos de fazendas fazerem o cadastro de suas áreas onde há plantio de soja em Mato Grosso. A instrução normativa conjunta, feita em 2015, prevê que o cadastro das propriedades deverá ser realizado anualmente logo após o término do plantio da lavoura, não podendo ultrapassar o dia 15 de fevereiro. O cadastro ou atualização é online e pode ser feito por meio do Sistema de Defesa Vegetal do Estado de Mato Grosso (Sisdev).

A analista de agricultura da Famato (Federação da Agricultura de Mato Grosso), Karine Machado, explica que o produtor deve, obrigatoriamente, informar todos os dados solicitados no cadastro e as coordenadas geográficas da sede da propriedade rural. O produtor deverá fornecer o croqui da lavoura com as coordenadas geográficas dos talhões sempre que for solicitado pela fiscalização do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea).

O cadastro é importante para garantir a segurança sanitária no campo. Segundo Karine, a colaboração do produtor rural é fundamental para que a Defesa Sanitária Vegetal consiga acessar as áreas com lavouras de soja no estado e, com isso, fazer o acompanhamento devido do período obrigatório do vazio sanitário.   “A orientação da Famato é para que os produtores rurais de Mato Grosso não deixem o cadastro para última hora”, concluiu, através da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço do farelo de soja em Mato Grosso sobe 2,6%

O preço do farelo de soja disponível no Estado...

Mais de 90% do plantio de milho em Mato Grosso foi na ‘janela ideal’, aponta IMEA

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) analisou, com...

Custo operacional da criação de gado em Mato Grosso sobe 9,5%

O mais recente levantamento, do Senar e o Imea,...
PUBLICIDADE