PUBLICIDADE

Temer sanciona lei de divulgação do PIB Verde

PUBLICIDADE

O presidente da República, Michel Temer, sancionou a lei que regulamenta a divulgação anual do Produto Interno Verde (PIV), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O conjunto de normas foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira.

Segundo o artigo 1º da lei, o índice deverá ser calculado assim como o Produto Interno Bruto (PIB), mas considerando o patrimônio ecológico do Brasil. A sociedade, porém, ainda será consultada sobre a metodologia, assim como o Congresso Nacional e outras instituições públicas.

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto Ramos, o PIB Verde vai contribuir para desvelar a estrutura econômica do país. “Ao incorporar o eixo ambiental no Sistema de Contas Nacionais, seremos capazes de analisar o impacto do crescimento econômico sobre nossos recursos naturais, o que nos permitirá traçar uma estratégia de desenvolvimento sustentável”, destacou.

A medida foi elaborada no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 38/2015, aprovado em setembro no Senado Federal. Segundo o texto, o cálculo do PIV deverá ser feito de forma a possibilitar a comparação com taxas econômicas ambientais de outros países, especialmente com o Índice de Riqueza Inclusiva (IRI) elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Objetivo é assegurar futura convergência com índices adotados em outros países e permitir comparação, como ocorre com o PIB.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE