PUBLICIDADE

Temer está decidindo se edita MP que permitirá uso de terras indígenas para agropecuária, diz deputado

PUBLICIDADE

O presidente Michel Temer (PMDB) está decidindo sobre a autorização para que terras indígenas possam ser utilizadas para a produção agropecuária. A informação é do deputado federal Nilson Leitão (PSDB), líder da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na Câmara. “É um trabalho que vem sendo feito há tempos. Ainda não foi oficializado. É um pedido que fizemos e agora ele (Temer) está decidindo se edita a Medida Provisória (MP), de forma parcial, ou se aguarda a audiência pública para ouvir os indígenas”.

De acordo com o parlamentar, a audiência pública para ouvir a opinião de lideranças indígenas sobre o tema foi aprovada na Comissão de Agricultura da Câmara e marcada para o dia 18 deste mês, em Brasília. A reunião será denominada “1º Encontro Nacional da Agricultura Indígena”. “O índio é quem tem que decidir. Aquele que quiser viver da caça e pesca, vai viver. Aquele que quiser produzir, vai produzir. O que não pode é um Brasil com mais de 300 mil bolsas família para indígenas que moram em terras produtivas”, destacou o deputado, que se diz “totalmente favorável” à ideia.

Segundo Leitão, uma Medida Provisória legalizaria uma “prática” já comum em diversos estados brasileiros. “Existe em várias regiões, o que não se tem ainda é a legalidade para isso. Esta MP legalizaria as parcerias para produção e o arrendamento de terras indígenas para produtores. Legitima o índio a plantar, produzir e poder ganhar dinheiro”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE