PUBLICIDADE

Sorriso: workshop abordará contribuição das abelhas para o aumento da produtividade da soja

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Marcos Vergueiro/arquivo)

Sorriso será sede no dia 8 do mês que vem do workshop gratuito “O Agro e as Abelhas”, que abordará a contribuição das abelhas para o aumento da produtividade da soja. A proximidade entre colmeias e lavouras também aumenta a produção de mel. O evento reunirá produtores, estudantes, pesquisadores e representantes de entidades no campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de Sorriso.

Com foco nos ganhos econômicos e ambientais, o encontro terá como um dos destaques a palestra do engenheiro-agrônomo e pesquisador da Embrapa Soja, doutor Décio Luiz Gazzoni. Ele apresentará os resultados de estudos que comprovam que a presença de abelhas nas lavouras pode aumentar, em média, 15% a produtividade da soja, sem alterar os custos de produção. “A presença de abelhas no entorno das lavouras aumenta a produtividade da soja. Há estudos que mostram ganhos de, no mínimo, 10%, e outras pesquisas apontam até 30%, dependendo de fatores como clima, manejo e localização das lavouras. E é importante destacar que esse acréscimo representa uma renda líquida ao produtor, já que não exige mudanças no sistema nem aumento de custos”, explica Gazzoni. O pesquisador ressalta ainda que a atividade apícola também é beneficiada pela proximidade dos cultivos de soja. “Há uma maior produção de mel, sim. Durante a floração da soja, é possível colher entre 40 e 60 kg de mel por caixa. Isso é o dobro ou até o triplo da média nacional.”

A associação dos fatores econômicos com a preservação será um dos temas abordados pelo engenheiro-agrônomo e embaixador do Clube Amigos da Terra, Xico Graziano. Ele fará a abertura oficial do workshop com uma palestra que traz reflexões sobre o futuro do agro no Brasil “Vou mostrar que a agropecuária brasileira está caminhando firmemente para uma produção sustentável e responsável. A integração entre a soja e a apicultura é um exemplo claro disso: uma relação de ganha-ganha entre produção e preservação”, afirma Xico Graziano.

A organização é conjunta entre o IFMT e o Clube Amigos da Terra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem novo recorde na exportação de carne bovina

Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça...

Caem exportações de milho feitas por Mato Grosso

A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as...

Preço do boi gordo fica estável em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou, no final...

Cotação da soja disponível em MT fica estável e mercado futuro sobe

A cotação da soja disponível no Estado ficou estável,...
PUBLICIDADE