PUBLICIDADE

Sorriso sediará 5ª edição da escola de herbicidas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

Sorriso receberá a quinta edição da Escola de Herbicidas, um evento promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso. O treinamento será entres os próximos dias 17 a 19 e tem como objetivo aprofundar o conhecimento técnico e científico sobre o manejo de herbicidas e plantas daninhas.

A atividade será conduzida de forma prática e em campo, abrangendo as principais culturas do cerrado, como algodão, milho e plantas de cobertura, incluindo milheto, gergelim, braquiária e crotalária. O treinamento é voltado para produtores rurais, técnicos, consultores agrícolas, agrônomos, estudantes, gerentes de fazendas e demais profissionais do agronegócio interessados na temática.

Segundo o pesquisador em Matologia da Fundação MT e responsável pelo treinamento, o Dr. Lucas Barcellos, serão apresentadas cerca de 100 diferentes opções de tratamentos com uso de herbicidas, tanto isolados quanto em associações e misturas. “Os técnicos que participarem do treinamento poderão levar muito conhecimento para as propriedades e auxiliarem na melhor tomada de decisão para o controle de plantas daninhas, com uso correto dos produtos”, explicou.

O pesquisador destaca ainda que uma das áreas de estudo estará infestada com capim pé-de-galinha, uma das principais ameaças à produtividade das lavouras. Os participantes poderão avaliar os efeitos dos herbicidas aplicados e discutir estratégias eficazes para o controle da planta daninha em diferentes cenários, incluindo estágios avançados de crescimento e condições de estresse. “Veremos o efeito dos herbicidas em diferentes situações, com plantas velhas, plantas fora de estágio, plantas estressadas com bastante perfilhos, e assim, saberemos o que esses herbicidas estão entregando de performance”, detalha o pesquisador da Fundação MT, Dr. Lucas Barcellos.

Outra planta daninha que será assunto durante o treinamento é a vassourinha de botão, que é comum em pastagens e lavouras. Além de competir com culturas agrícolas, é uma planta difícil de ser eliminada. Os participantes da Escola de Herbicidas terão a oportunidade de discutir os impactos dessas plantas na produtividade, entender os mecanismos de resistência e explorar as melhores estratégias de controle e prevenção.

Em Sorriso, a Escola de Herbicidas tem vagas limitadas e contará com quatro turmas, com até 20 participantes em cada uma delas, garantindo uma abordagem didática e prática. As atividades serão realizadas no Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD NORTE).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Milho em Mato Grosso atinge melhor preço dos últimos 2 anos

O preço do milho atingiu no último dia 21...

Mato Grosso firma parceria inédita com centro de pesquisa da China sobre gergelim

O Instituto Mato-grossense de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e...

Preço do farelo de soja sobe em Mato Grosso

Os preços do farelo de soja tiveram acréscimo de...

Preço da vaca gorda em Mato Grosso começa se recuperar

O preço do boi gordo à prazo, no Estado,...
PUBLICIDADE