PUBLICIDADE

Sorriso é reconhecida como capital estadual do agronegócio e da soja

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques sancionou a lei aprovada pela Assembleia Legislativa, que confere ao município de Sorriso o título de capital estadual do agronegócio e da soja. A sanção ao projeto de autoria do deputado Zé Domingos Fraga foi publicada pelo gestor no Diário Oficial do Estado, na edição que circulou hoje.

Sorriso também acumula o título de capital nacional do agronegócio, uma vez que, em 2012, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou a lei aprovada no Congresso. A matéria também levava a assinatura do então ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho.

Em âmbito local, no entanto, o título de capital do agronegócio é usado desde 2010, quando o ex-prefeito Clomir Bedin sancionou uma lei de autoria dos vereadores Luis Fábio Marchioro (PDT), Ilton Polesello (PTB) e Leocir José Faccio (PDT).

No ano passado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou a Pesquisa de Produção Agrícola (PAM). Apesar de ostentar o título de capital do agronegócio, Sorriso ficou em 2º lugar na produção nacional de grãos, com R$ 2,5 bilhões em valor produtivo e 1.084 milhão de hectares de área plantada. O primeiro lugar ficou com o município de São Desidério, na Bahia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso fecha ano com recorde na produção de algodão

A safra 2024/25 marcou novo recorde na produção de...

Safra de soja em 2026 vai crescer 1,6% e produtividade deve baixar 8%, prevê IMEA

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) projetou para...

Preço melhora em Mato Grosso, safra de milho cresce 6,2% e produtividade 10%

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) consolidou a...
PUBLICIDADE