quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Sistemas integrados atraem interesse de produtores

PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira, produtores da região de Bauru, interior de São Paulo, visitaram a Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP), para conhecer os sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP) e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Os produtores têm interesse em implantar sistemas integrados em suas propriedades e buscam informações técnicas para ver a viabilidade da integração.   

O pesquisador Luiz Adriano Cordeiro e o analista Hélio Omote, do setor de Transferência de Tecnologia, apresentaram as características dos sistemas e seus benefícios. Cordeiro destacou a vantagem do ILP ou ILPF para diversificar a renda do pecuarista e diminuir os riscos da monocultura.

João Gabriel Brasil, que tem uma propriedade de 120 hectares, planeja investir na área em 2018 e pensa na integração da pecuária com grãos. Atualmente, 60 hectares estão arrendados para plantação de cana-de-açúcar, 56 hectares são usados para pecuária de corte e quatro para cultivo de palmito.

Já o empresário Roberto Abramides quer iniciar na atividade agropecuária e tem buscado informações para implantação do sistema mais viável. O ILPF chamou sua atenção, por isso procurou a Embrapa para ampliar seus conhecimentos a respeito do assunto.

Integração

Vários modelos de integração são utilizados no país. O arranjo depende do foco do produtor e da área que ele pretende diversificar. Não existe um modelo único que funcione em todas as situações. Por isso, é importante que o produtor conheça as possibilidades e que busque a melhor alternativa para sua realidade.

O ILPF é um dos mais complexos porque envolve a produção de grãos, de fibras, de madeira, de energia, de leite ou de carne na mesma área, em plantios em rotação, consorciação ou sucessão.

O sistema funciona basicamente com o plantio, durante o verão, de culturas agrícolas anuais (arroz, feijão, milho, soja ou sorgo) associadas a espécies forrageiras (Brachiaria ou Panicum). Além disso, árvores são incorporadas.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Custo operacional da criação de gado em Mato Grosso sobe 9,5%

O mais recente levantamento, do Senar e o Imea,...

Cotação do bezerro em Mato Grosso tem leve alta

A cotação do boi gordo no Estado ficou na...

Preço do milho em Mato Grosso sobe 1,8% e média vai a R$ 34, diz instituto

A cotação do milho no Estado aumentou 1,89%, semana...
PUBLICIDADE