terça-feira, 19/março/2024
PUBLICIDADE

Sinop: ministra elogia Norte Show e destaca avanços no governo Bolsonaro: ‘virou a página do atraso’

PUBLICIDADE
Só Notícias/Editoria com Cleber Romero (atualizada 16:51h - fotos: Só Notícias/Guilherme Kalvin e Diego Oliveira)

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, visitou, esta tarde, Sinop e, no parque de exposições da Acrinorte, conheceu a Norte Show, onde fez palestra sobre o futuro do agronegócio e as políticas do governo Jair Bolsonaro (PSL) para o setor neste primeiro ano de gestão. É a segunda visita da ministra a Mato Grosso desde que assumiu, em janeiro.

A ministra andou na feira, elogiou a estrutura da Norte Show e destacou as potencialidades de Mato Grosso, campeão produção em grãos e carne. “Essa classe (produtora) só tem que dar certo. Sou agrônoma e produtora rural e o agronegócio tem sucesso por causa da nossa união, com as associações, entidades, todos trabalhando em prol do agronegócio com uma classe política mais envolvida e mais atuante, aqueles que defendem o agronegócio em todo o Brasil”.

“Estamos discutindo o novo plano safra para o ano que vem com valores, juros, linhas que vamos atender e prioridades. Estamos discutindo de forma firme, com orçamento apertado, com R$ 139 bilhões de déficit, já começando no vermelho. Enquanto a gente não votar a reforma da Previdência, vai ficar meio engessado”, resumiu. “O plano não vai ser pior que na safra passada, mas teremos que ter criatividade para atender maior número de produtores”, disse, referindo-se ao montante financeiro que deve ser liberado para plantio, compra de maquinários ano que vem. Os recursos deste ano já foram liberados. O crédito empresarial do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) entre julho e fevereiro foi R$ 101,612 bilhões, o representando 53% do total ofertado e 11% a mais do que o valor financiado no ano anterior.

A ministra apontou os avanços do governo Jair Bolsonaro no agronegócio. “Viramos a página do atraso e se Deus quiser não vamos mais voltar nela”. “Temos cerca de 100 dias de governo que já fez muitas coisas. O presidente reduziu muito a burocracia, como o tamanho do CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) e de outros conselhos que emperravam o desenvolvimento do agronegócio”. “Foram mais de 150 decretos revogados como um da CONAB sobre compra de milho, decisão que precisava passar por um conselho que só emperrava e esse conselho não existe mais. E a gente agora faz sem burocracia e sem perda de tempo”, apontou.

“O presidente teve aqui em Sinop grande percentual de votos e grande parte veio dos produtores. Temos a faca e o queijo na mão para apoiá-lo para que ele possa tomar medidas e apoiar também a classe produtora que produz e põe alimentos no prato dos brasileiros 3 vezes por dia”, discursou.

Tereza Cristina manifestou apoio para a construção de Ferrogrão, de Sinop a Miritituba (PA) e a Ferrovia Centro-Oeste que passará por Lucas do Rio Verde, Sorriso diversas cidades mato-grossenses para fomentar o escoamento a produção agrícola.

O governador Mauro Mendes (DEM), a prefeita Rosana Martinelli (PR), o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), deputados, secretários estaduais, dirigentes de entidades e lideranças do agronegócio acompanham a ministra que também tratará das soluções para alguns dos principais problemas do setor.

A Norte Show tem mais de 160 expositores-empresas que comercializam colheitadeiras, tratores, implementos, caminhões, carros, máquinas e ferramentas, sementes e demais insumos, além de prestadores de serviços na pecuária e agricultura. A feira começou ontem e termina nesta quarta-feira, promovida pela Acrinorte e Sindicato Rural.

Produtores e pecuaristas estão tendo palestras sobre novas tecnologias, pesquisas e demais assuntos no setor. Hoje foram debatidos a qualidade da carne, os efeitos da genética no sistema produtivo, circuito Nelore para a produção da carne e, ‘da cria ao abate, mais carne mais lucro’, além das fontes de financiamento para o agronegócio.

Nesta quarta, as palestras são sobre novas tecnologias para qualidade, segurança, boas práticas em novas tecnologias de aplicação, direito penal e agronegócio, além da plantabilidade de grandes culturas e regulagem de semeaduras, planejamento sucessorio-continuidade no agronegócio, uso de energia solar e a última palestra será sobre tecnologias para o agro.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE