quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: Embrapa detalha pesquisa de integração lavoura-pecuária na aptidão reprodutiva com resultado do ganho de peso

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Gabriel Faria)

A Embrapa Agrossilvipastoril também detalhou para pecuaristas, no 11º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, realizado em Sinop, os avanços obtidos recentemente com os estudos na área. O pesquisador Ciro Magalhães mostrou que é possível ter em sistemas integrados produtividade de grãos semelhantes às de lavouras exclusivas. Mesmo em sistemas com árvores, se feito o manejo correto com desbaste e poda, é possível igualar a produtividade.

De acordo com Ciro, o mais recomendável em sistemas como esse é o uso da lavoura somente nos anos iniciais, porém, caso o produtor precise recuperar uma pastagem ou tenha outra demanda, é possível produzir soja e milho, desde que feito o manejo das árvores ampliando a entrada de luz na lavoura.

Resultados da pecuária de corte foram apresentados pelo pesquisador Luciano Lopes. Trabalhando com fêmeas nelore, ele avaliou indicadores de precocidade sexual. A aptidão reprodutiva é resultado do ganho de peso do animal e da atividade hormonal. Nesse sentido, as pesquisas mostram que sistemas integrados favorecem o ganho de peso, com destaque para a ILP. Já os sistemas com árvores e maior conforto térmico resultaram em maiores índices de hormônios reprodutivos.

Outra diferença encontrada na pesquisa é que em sistemas integrados, com ou sem árvores, os bezerros nasceram mais pesados do que os filhos de animais que ficaram em pastagem exclusiva.

Ainda falando sobre pecuária na ILPF, o pesquisador Alexandre Nascimento apresentou resultados e recomendações técnicas sobre a pecuária leiteira. Informações sobre comportamento animal e qualidade do leite foram mostradas aos participantes que escolheram esta estação na última rodada do evento.

Nesta mesma estação, o pesquisador Maurel Behling abordou o componente arbóreo. Trouxe dados sobre a produção de eucalipto nos sistemas ILPF e sobre o mercado para a madeira, seja como biomassa para as usinas de etanol de milho, seja para serraria, informa a assessoria.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Cotação do bezerro em Mato Grosso tem leve alta

A cotação do boi gordo no Estado ficou na...

Preço do milho em Mato Grosso sobe 1,8% e média vai a R$ 34, diz instituto

A cotação do milho no Estado aumentou 1,89%, semana...

Soja disponível em Mato Grosso sobe 2% e média vai a R$ 109

A cotação da soja disponível em Mato Grosso aumentou...
PUBLICIDADE