sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Sinop: alunos da UFMT desenvolverão projeto para melhorar produção da Gleba Mercedes

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

Mais de 60 alunos do curso de zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) saíram da sala de aula e percorreram quase 90 quilômetros até a Gleba Mercedes para conhecer a realidade da agricultura familiar na prática. Foram objetos de estudo seis propriedades rurais com produções distintas, como leite, suinocultura, piscicultura, avicultura, apicultura e rotatividade de pasto.

Para o zootecnista Luis Paulo Alves, a parceria entre poder público e instituição de ensino vai beneficiar ainda mais os produtores rurais. “Quando a professora Lorena e professor Maicon me procuraram, pude perceber a importância da faculdade em ajudar os produtores e também poder contribuir de alguma forma com o conhecimento dos alunos. Além de praticar o que foi visto na teoria, é uma oportunidade para conhecer todos os gargalos e potenciais da Gleba Mercedes 5”.

O profissional ainda adiantou que os alunos farão um projeto de como melhorar a produção dos locais visitados. “São propriedades distintas e com produções variadas e todos receberam atendimento da SEDEC (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico),  seja através da inseminação artificial, manejo de gado leiteiro, construção de tanque para peixes, vacinações, cursos, etc. Eu acho que é um tripé muito importante, a parceria entre a SEDEC, a UFMT e o produtor. Isso que está acontecendo hoje nada mais é do que um reflexo do trabalho contínuo de assistência técnica da SEDEC”, enfatizou.

De acordo com o coordenador do curso, Maicon Sbardella, os estudantes vão levantar as necessidades, elaborar as possíveis melhorias e devolver os resultados com as propostas para os produtores rurais. “A gente tem trabalhado com diferentes linhas dentro do curso e entendemos que uma das necessidades é levar os alunos para o campo a fim de identificar o dia a dia da propriedade rural, voltar para a universidade com os problemas para a gente discutir a parte técnica e retornar, trazer alguma coisa efetiva para esses produtores que abriram a propriedade para a gente visitar. É o piloto que estamos fazendo agora e queremos ampliar este projeto. Assim, teremos o treinamento e o engajamento dos alunos, no entanto, fazer uma devolutiva para a sociedade, enquanto universidade, como levar tecnologia para o campo e outras coisas que possam melhorar a produção”, explicou.

A SEDEC presta assistência técnica gratuita e integral às 500 propriedades rurais da Gleba Mercedes 5, através do servidor, o zootecnista Luis Paulo Alves dos Santos que reside no local. O Dia de Campo contou com o apoio da pasta. A informação é da assessoria

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Paridade das exportações de algodão de Mato Grosso tem queda 1%

As paridades de exportação de julho e dezembro deste...

Concluído plantio de milho em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou que a...
PUBLICIDADE