PUBLICIDADE

Sema planeja capacitações voltadas ao Simcar

PUBLICIDADE

A equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) recebeu representantes do setor produtivo e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea/CREA-MT) para tratar da divulgação do novo Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), lançado no dia 2 de junho.

Conforme o secretário executivo, André Baby, como o prazo para o produtor rural fazer a atualização no Simcar é de 90 dias, essa parceria entre as instituições é importante para para que profissionais e produtores rurais possam esclarecer dúvidas. “Vamos fazer treinamentos, palestras e outras divulgações para levar essas informações na ponta, melhorando assim a qualidade dos produtos técnicos e criando uma sinergia entre estado e cidadão mato-grossense”.

O representante da Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (Amef), Sandro Andreani, afirma que a mudança para o Simcar tem tido uma boa recepção entre os profissionais da área. Mesmo com o surgimento de alguns gargalos e dúvidas, a Sema tem oferecido respostas rápidas, diferente do que acontecia com o sistema nacional. “Hoje temos as informações e procedimentos mais claros, acredito que em pouco tempo todos estarão informados e as análises dos cadastros caminhem sem problemas”.

A próxima reunião sobre o Simcar será no dia 28 de junho, em Cuiabá, para levar explicações aos técnicos da área. Também estão sendo planejados eventos nas principais regiões do Estado com o apoio das entidades do setor produtivo e de profissionais. Além do Confea/Crea-MT e Amef, também estiveram na Sema, na sexta-feira (23), representantes do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso, da Casa Civil e do Incra.

O novo sistema, Simcar, e o PRA foram instituídos por meio da Lei Complementar n° 592, publicada no Diário Oficial no dia 26 de maio deste ano e regulamentado pelo Decreto nº 1.031, de 2 de junho. Além de permitir o desembargo a cerca de 10 mil imóveis rurais, a ferramenta serve como porta de entrada para os demais serviços da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), entre eles, o licenciamento ambiental.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE