PUBLICIDADE

Sefaz reduz prazo para liberar inscrição estadual de pequenos produtores em MT

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo)

A secretaria estadual de Fazenda informou, hoje, que reduziu o tempo necessário para a liberação da Inscrição Estadual (IE) para pequenos produtores rurais que demorava cerca de 30 dias e, agora, a depender do volume de processos, em até cinco dias úteis, a contar da formalização do pedido. Estão sendo beneficiados os pequenos que não têm contabilista.

Segundo o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, com a redução do tempo de espera, esses contribuintes podem começar suas atividades comerciais de forma muito mais rápida e eficiente. “Estamos comprometidos em simplificar e agilizar os processos, proporcionando um ambiente mais favorável para o crescimento e desenvolvimento do setor agrícola”, declarou.

A solicitação de abertura de inscrição estadual é realizada totalmente de forma digital, pelo site da Sefaz, eliminando a necessidade de burocracias em papel e visitas presenciais. A digitalização dos serviços fazendários não apenas agiliza o processo, mas também o torna mais acessível e eficaz para os contribuintes.

Para requerer a inscrição estadual, o produtor, pessoa física, devem acessar o portal da secretaria, preencher a solicitação cadastral selecionando a forma de tributação e pagar a guia de recolhimento referente à taxa de serviço estadual. Caso o contribuinte tenha outro imóvel rural com inscrição estadual, ele deverá adotar a mesma forma de tributação.

O regulamento do ICMS de Mato Grosso estabelece que os produtores são enquadrados em classes conforme o faturamento no exercício anterior. Para a classe de microprodutor, o faturamento anual é de até 5.350 UPF/MT e não é exigido contabilista e, quem for enquadrado acima, a solicitação da inscrição estadual deve ser solicitada pelo contabilista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE