“Fruticultura perene, consórcios e piscicultura”, é a temática do 2º Dia de Campo que debaterá a fruticultura irrigada no município como mais uma opção de renda para a agricultura familiar. O evento será promovido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) nos dias 9 e 10 de maio.
A programação inicia às 19h30 do dia 9, no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), com a palestra “A transformação e o desenvolvimento sócio econômico com a Fruticultura Irrigada”, com o engenheiro agrônomo e mestre em Extensão Rural de Petrolina/PE, José Batista da Gama. No segundo dia, a programação será realizada no assentamento Jonas Pinheiro. No local, será montada uma vitrine de referencia tecnológica da fruticultura de Sorriso.
O evento contará com cinco estações de trabalho. A primeira estará sob responsabilidade do IFMT, a segunda será conduzida por profissionais da Embrapa Agrossilvipastoril; na terceira os produtores poderão tirar dúvidas com a equipe da SAMA. Já a quarta estação é de responsabilidade da Empaer MT e, para finalizar, no quinto ambiente os produtores irão expor suas experiências.
Conforme o responsável pela Sama, Márcio Kuhn, “o dia de campo voltado para a fruticultura é uma maneira de fortalecer a agricultura familiar. A segunda edição de um evento voltado para a fruticultura demonstra que esse é um projeto que foi bem aceito pela comunidade e está dando certo. É mais uma oportunidade para debatermos outras opções de renda, trocar experiências voltadas para culturas perenes e seus consórcios diretamente com os produtores e com a equipe técnica que vem de Petrolina para o evento”, acrescentou.
Estudantes, técnicos, produtores e demais interessados em participar do 2º Dia de Campo, podem realizar a inscrição até o dia 8 de maio diretamente na Sama, no horário das 7 horas às 13 horas, ou por telefone. Cerca de 300 produtores locais e regionais, além das equipes técnicas das secretarias de agricultura da região são esperados. No ano passado, quando foi realizada a primeira edição, 200 produtores participaram do evento.
O dia de campo é promovido pela Sama e conta com a participação direta dos técnicos do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), campus de Sorriso.