A Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema) informou, hoje, que emitiu, em dois anos, para os produtores rurais 9.521 Autorizações Provisórias de Funcionamento de Atividade Rural (APFs) – documento serve para atividades de agricultura e pecuária extensiva e semiextensiva. Houve 15.095 solicitações, das quais 9.521 aprovadas, 5.281 canceladas, 245 aguardam análise e 47 estão em andamento. A maioria das solicitações é para atividades de agricultura e pecuária, simultaneamente, que somaram 47,2% da demanda.
Para os produtores que utilizaram o Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), lançado no dia 2 de junho deste ano pela Sema, a validação da APF Rural tem sido feita em até 48 horas. Já as liberações a partir do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) têm ocorrido em até cinco dias corridos, prazo que decorre de um aumento significativo de demanda entre final de junho e início de julho.
Nesse curto período, a Coordenadoria de Agricultura, Pecuária Extensiva e Semiextensiva (Capex), responsável pelas análises e liberações da APF Rural, recebeu um volume 10 vezes maior que a média de solicitações, que é cerca de 300 mensais, totalizando mais de 3,2 mil pedidos de APF Rural, informa a assessoria.