Agronotícias

Safra de milho em Mato Grosso tem antecipação histórica da colheita

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou que a colheita de milho foi antecipada em várias regiões. O primeiro relatório de colheita divulgado na última sexta-feira indica que, até o momento,  foram colhidos 1,24% dos 6,32 milhões de hectares estimadas para a safra, desse modo, isso representa uma antecipação de 1,24 ponto percentual em relação à última temporada.

Com relação às regiões, as mais avançadas no estado foram a médio-norte, noroeste e centro-sul, com 2,30%, 1,31% e 1,14% colhidos, respectivamente. Esse momento positivo foi influenciado pela semeadura adiantada da soja no estado, decorrente dos bons volumes de chuva que foram observados logo após o fim do vazio sanitário (15 setembro) em Mato Grosso.

“Desse modo, a cultura de segunda safra foi uma das beneficiadas com um plantio antecipado em relação a toda a série histórica do Instituto e 82,74% foram plantados dentro da janela ideal (Até 25 fevereiro) para a safra 2021/22”, aponta o IMEA.

Devido a falta de chuvas, nas últimas semanas, em diversas regiões, a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso) estima perda de 4 milhões de toneladas de milho em Mato Grosso.

Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)