PUBLICIDADE

Ritmo do plantio da soja deve favorecer safra de algodão em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: arquivo/assessoria)

O ritmo atual do plantio da soja no Estado deve favorecer os agricultores que vão apostar no algodão, na segunda safra. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o adiantamento recorde na semeadura da oleaginosa traz boas perspectivas o algodão, que pode ter a sua janela de “favorecida caso as condições climáticas continuem adequadas também no período da colheita do grão, liberando áreas para a segunda safra”.

O vazio sanitário para o algodão em Mato Grosso, que visa controlar as infestações do bicudo-do-algodoeiro, será encerrado, no dia 1º de dezembro, para as regiões Norte, Noroeste, Médio-Norte e Parte da Centro-Sul e da Oeste do Estado, enquanto que os demais núcleos podem iniciar os seus trabalhos a partir do dia 15/dez.

“Com isso, os produtores da primeira safra do algodão mato-grossense já começaram os preparativos, focando no controle da população residual do bicudo neste período de pré-safra do algodão. As chuvas, por sua vez, estão ocorrendo em quase todo o Estado, o que será favorável para os trabalhos de campo caso continuem de forma regular”, diz o instituto.

Conforme o Imea, Mato Grosso deve produzir 3,9 milhões de toneladas de algodão em caroço e 1,6 milhão de toneladas de pluma de algodão, “o que representa um acréscimo de 16,9% e 17,1%, respectivamente, ante a safra 2017/18”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE