quinta-feira, 16/maio/2024
PUBLICIDADE

Propostas para fomentar suinocultura em MT são debatidas

PUBLICIDADE

Técnicos e produtores de suinocultura de Mato Grosso estão reunidos hoje, para debater propostas e alternativas para fomentar o segmento no estado. O evento é a continuidade do Programa de Capacitação para suinocultores de pequeno porte e subsistência, requerido pelo deputado Zeca Viana (PDT), presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio da Assembleia Legislativa. O debate acontece na sede da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

Na abertura, o deputado Zeca Viana sugeriu aos técnicos que, ao final dos trabalhos, um documento fosse elaborado para destacar todas as demandas e necessidades do setor e encaminhar ao governo, para aí sim, com todo esse levantamento oficiado, lutar por recursos e parcerias.

“Sou oriundo da agricultura familiar e sou defensor de ações concretas e atividades rentáveis para melhorar a produção e a vida do pequeno produtor. Temos uma tecnologia avançada no estado, mas concentrada nas mãos de grandes produtores. É preciso levar esses benefícios também ao pequeno produtor. Com esse documento em mãos, seremos capazes de lutar junto ao poder público para investimentos no setor”, frisou o deputado.

O reitor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Evandro Soares da Silva, disse que a suinocultura vai além da criação. Segundo ele, uma ampla possibilidade de recursos pode gerar benefícios ao criador. Ele citou, por exemplo, a questão de produção de energia por influentes da criação suína.

“Nós temos que romper esse hiato entre o poder público e a universidade. Temos estudo e projetos que podem colaborar e muito com esses projetos. Estou extremamente realizado em poder participar e trazer a universidade para este contexto”, ressaltou Evandro.

Para a diretora da Escola Agrícola de São Vicente, Silvana Pedroso Barbosa, a iniciativa do deputado Zeca Viana é de extrema importância aos técnicos que levam esses conhecimentos as comunidades. “Nós estamos lá repassando conhecimento aos alunos, mas quando somos questionados por eles em relação aos custos de produções, projetos e mecanismos ficamos sem ter como fornecer essas condições. Com ações como estas estamos nos preparando e garantindo elucidação a estes questionamentos”, enfatizou Silvana.

A formação da mesa do evento contou também com as presenças de Custódio Rodrigues, diretor da Associação dos Criadores de Suinos de Mato Grosso (Acrismat); o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Guarischi e Marcelo Mieli, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportação da carne de Mato Grosso cresce 32% e tem novo recorde

Os frigoríficos mato-grossenses exportaram 74,99 mil toneladas em equivalente...

Venda de milho em Mato Grosso segue atrasada; preço sobe 5%

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) concluiu novo...
PUBLICIDADE