PUBLICIDADE

Produção de florestas plantadas será debatida no Florestar 2017

PUBLICIDADE

No próximo dia 15 de setembro a Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta) e o Serviço de Nacional de Aprendizagem Rural (Senar MT) promovem o Florestar 2017, em Cuiabá. O evento visa a transferência de tecnologias, fomento do uso da madeira de eucalipto para serraria, biomassa, arquitetura e construção civil. O Florestar contará com uma programação de palestras técnicas e científicas, além da apresentação de experiências de sucesso na produção de árvores.

O evento acontecerá no Teatro do Zulmira Canavarros ao lado da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da organização. O Florestar 2017 conta com o apoio do Sistema Famato, Ima Gestão Florestal, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cooper Flora Brasil, Aprosoja Mato Grosso, Crea MT, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

O setor brasileiro de florestas tornou-se, nos últimos anos, um dos mais relevantes no cenário global. Com uma área de 7,8 milhões de hectares de árvores plantadas, é responsável por 91% de toda a madeira produzida para fins industriais no país e um dos que apresenta maior potencial de contribuição para a construção de uma economia verde.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Mato Grosso se destaca como maior produtor brasileiro de grãos (soja) e o segundo maior produtor mundial de soja. Acompanhando estes números, o cultivo de eucalipto tem aumentado gradativamente, devido à restrição cada vez maior na exploração de florestas nativas, e pela necessidade da utilização da madeira como biomassa na queima para secagem dos grãos.

Apesar das condições favoráveis climáticas, aptidão e extensão de terras cultiváveis, a silvicultura intensiva no estado ainda se encontra em sua fase inicial, com uma base florestal plantada incipiente e com poucas informações sistematizada. “O Mato Grosso é referência internacional no agronegócio e tem se destacado também na produção de florestas plantadas. O Florestar 2017 vai mostrar como podemos transformar esse potencial em negócios viáveis”, explica o presidente da associação Glauber Silveira.

A Arefloresta foi fundada em agosto de 2003 com a missão de visibilizar e fortalecer o setor de reflorestamento de Mato Grosso, atualmente são mais de 30 empresas associadas e é referência no país em questões de apoio e representatividade do setor de reflorestamento, sugerindo e opinando em políticas públicas de investimento e fomento do setor, além de agir de forma proativa na abertura de novos mercados para produtos florestais.

A associação tem uma gama de ações e representações em defesa do setor de reflorestamento. Além de realizar pesquisas próprias, a Associação também faz parcerias com instituições de ensino e de pesquisa, além de incentivar estudos entre as empresas associadas visando o melhoramento tecnológico dos produtos. A entidade está presente nas diversas ações de fomento e discussão do setor de base florestal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...

Termina terça campanha de atualização de estoque de rebanhos em Mato Grosso

A campanha estadual de atualização do estoque de rebanhos,...
PUBLICIDADE