sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Presidente da Aprosoja Mato Grosso expõe a ministro perda da safra de milho e alto custo de insumos

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fernando Cadore, se reuniu com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento , Marcos Montes, para buscar saídas em relação ao alto custo dos insumos agrícolas e, principalmente, os desafios da produção de grãos em Mato Grosso, que carece de estrutura da “porteira para fora” para se manter competitivo, o que inclui logística adequada para escoamento da produção. Cadore citou o impacto na quebra da safra de milho, com uma perda estimada em 4 milhões de toneladas por conta da estiagem prolongada em várias regiões de Mato Grosso e que deve trazer prejuízos para centenas de produtores.  Eles também conversaram sobre o plano safra 2022/2023, que tem recursos para diversas áreas da agricultura e pecuária, incluindo compra de maquinários.

Cadore também foi recebido pelo ministro Meio Ambiente, Joaquim Leite. “Apresentei aos ministros questões internas e externas que impactam no custo de produção e que vem refletindo em um reajuste generalizado em toda a cadeia produtiva. É importante entender que a conta não é apenas do produtor rural e que quem acaba pagando é a população, na prateleira do supermercado”, destacou Cadore.

Ele detalhou para Joaquim Leite o trabalho pioneiro realizado pela Aprosoja-MT sobre sequestro de carbono na agricultura, já solicitando mecanismos de comercialização do produto em benefício dos produtores mato-grossenses.

“Também sugerimos ao presidente da FPA (Frente Parlamentar do Agronegócio), o deputado federal Sérgio Souza, que a Frente representa as multinacionais de fertilizantes na Organização Mundial do Comércio (OMC) por formação de cartel pelas altas sem precedentes deste insumo, caso contrário, poderá ocorrer um desabastecimento mundial de alimentos”, disse, através da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Paridade das exportações de algodão de Mato Grosso tem queda 1%

As paridades de exportação de julho e dezembro deste...

Concluído plantio de milho em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou que a...
PUBLICIDADE