Diretores da unidade da JBS em Colíder (252 quilômetros de Sinop) se reuniram, na última semana, com o prefeito Noboru Tomiyoshi para discutir a ampliação no total de abates e início das exportações para os Estados Unidos. Os representantes expuseram que o objetivo da unidade local é alcançar o mercado americano, no entanto, será necessário suporte de fiscalização por parte do poder público.
Ao Só Notícias/Agronotícias, o prefeito adiantou que o Poder Executivo municipal tem intenção em firmar uma espécie de convênio com o Ministério da Agricultura (Mapa) para aumentar a equipe de fiscalização e atender às exigências dos americanos. “O frigorífico é avaliado por um veterinário do Mapa, porém, os Estados Unidos pedem uma equipe de fiscalização maior. A prefeitura vai trabalhar para dar este suporte”, afirmou o gestor.
Segundo Noboru, a abertura do mercado americano para a unidade de Colíder representaria diversos benefícios para o município. “Para nós é importante que agregue valor à produção local, que é muito eficiente. Além disso, contribui com a economia do município e, se houver aumento no número de abates, vamos ter mais gente empregada aqui. É por isso que é bom ter este diálogo. Acredito que se a empresa fortalecer, a gente cresce junto”.
O gestor explicou que a prefeitura ainda está estudando uma forma para contribuir com a demanda da empresa. No entanto, não descarta contratações próprias para aumento na equipe de fiscalização. A ideia, segundo ele, seria firmar um convênio com o Mapa. “A gente tem que estudar para ver como será esta tramitação interna. Tudo isso passa pela análise do nosso departamento jurídico. Quando tivermos um posicionamento, vamos voltar a conversar”.
Também participaram da reunião os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Ronaldo Vinha, e Administração, Vardelei Borges.