PUBLICIDADE

Prefeitura quer dar suporte para frigorífico no Nortão aumentar abate e exportar para os EUA

PUBLICIDADE

Diretores da unidade da JBS em Colíder (252 quilômetros de Sinop) se reuniram, na última semana, com o prefeito Noboru Tomiyoshi para discutir a ampliação no total de abates e início das exportações para os Estados Unidos. Os representantes expuseram que o objetivo da unidade local é alcançar o mercado americano, no entanto, será necessário suporte de fiscalização por parte do poder público.

Ao Só Notícias/Agronotícias, o prefeito adiantou que o Poder Executivo municipal tem intenção em firmar uma espécie de convênio com o Ministério da Agricultura (Mapa) para aumentar a equipe de fiscalização e atender às exigências dos americanos. “O frigorífico é avaliado por um veterinário do Mapa, porém, os Estados Unidos pedem uma equipe de fiscalização maior. A prefeitura vai trabalhar para dar este suporte”, afirmou o gestor.

Segundo Noboru, a abertura do mercado americano para a unidade de Colíder representaria diversos benefícios para o município. “Para nós é importante que agregue valor à produção local, que é muito eficiente. Além disso, contribui com a economia do município e, se houver aumento no número de abates, vamos ter mais gente empregada aqui. É por isso que é bom ter este diálogo. Acredito que se a empresa fortalecer, a gente cresce junto”.

O gestor explicou que a prefeitura ainda está estudando uma forma para contribuir com a demanda da empresa. No entanto, não descarta contratações próprias para aumento na equipe de fiscalização. A ideia, segundo ele, seria firmar um convênio com o Mapa. “A gente tem que estudar para ver como será esta tramitação interna. Tudo isso passa pela análise do nosso departamento jurídico. Quando tivermos um posicionamento, vamos voltar a conversar”.

Também participaram da reunião os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Ronaldo Vinha, e Administração, Vardelei Borges.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE